FASE 3

Voluntários de 4 cidades do Brasil podem participar dos testes da Covaxin

Serão aplicadas duas doses, que podem ser vacina ou placebo, com intervalo de 28 dias

No Brasil, voluntários já podem participar dos testes da fase 3 da vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. O estudo é coordenado pelo Hospital Albert Einstein. Serão escolhidas 4.500 pessoas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Campo Grande.

A fase três é a última e mais importante etapa de testes, quando o imunizante é testado em mais pessoas. Os voluntários receberão duas doses, que podem ser vacina ou placebo, em um intervalo de 28 dias.

Dessa forma, os dados serão analisados e será possível determinar a porcentagem de eficácia. Mais de 25 mil pessoas já passaram pelo teste na Índia e os resultados indicaram eficácia de 78% e 100% contra casos graves.

O que é preciso para participar?

  • Ter entre 18 a 50 anos
  • Nunca ter tido covid-19 ou morado na mesma residência com alguém que esteve com a doença
  • Não ser gestante e nem estar planejando engravidar em breve
  • Ser saudável ou possuir doença crônica estável
  • Não ter sido vacinado contra covid-19

Os interessados podem fazer pré-cadastro no site do Hospital Igesp ou no Instituto de Pesquisa Clínica de Campinas.

Covaxin e Anvisa

Em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade, negar a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da Covaxin. A decisão aconteceu após a agência também negar a certificação de boas práticas de fabricação à empresa.

Entretanto, a situação mudou e os testes da fase três do imunizante foram autorizados pela Anvisa em maio. Neste mês, a agência aceitou um novo pedido de importação da vacina, porém com restrições pois ainda há “incertezas técnicas” em relação ao fármacos, causado pela falta de algumas informações que possam garantir a segurança e eficácia contra covid-19.

Com informações da Agência Brasil