Pesquisadores do Reino Unido e da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, desenvolveram um aparelho de emagrecimento, ainda em pesquisa, que promete “ajudar na luta contra a epidemia global de obesidade”. O DentalSlim Diet Control é um dispositivo colocado nos dentes superiores e inferiores, permitindo que o usuário abra a boca apenas o suficiente para ingerir uma dieta líquida, mas ainda assim permite uma “fala livre e não restringe a respiração”.
O aparelho é fabricado sob medida e usa dispositivos magnéticos com parafusos de travamento exclusivos. A ferramenta é colocada por um dentista e pode ser retirada várias vezes, inclusive pelo usuário em caso de emergência.
De acordo com o estudo, divulgado na última segunda-feira (28/6), os participantes perderam em média 6,36 kg em duas semanas e “estavam motivados a continuar com sua jornada para perder peso”. Além disso, foram feitas alterações no design do produto para melhorar o conforto e a estética, embora “todos tenham descrito o dispositivo como tolerável”.
O artigo da pesquisa foi publicado no British Dental Journal. Na publicação, os resultados mostraram que os participantes tiveram dificuldades para pronunciar algumas palavras e se sentiram tensos e envergonhados "apenas ocasionalmente". Eles “quase nunca'' relataram uma mudança na sensação do paladar ou se sentiram desconfortáveis ao beber. Alguns ainda indicaram que ocasionalmente sentiam desconforto e perceberam que a vida em geral era menos satisfatória.
Paul Brunton, vice-reitor de Ciências da Saúde da Universidade de Otago, afirmou que o aparelho será uma ferramenta eficaz e acessível para pessoas que lutam contra a obesidade. Ele ainda comentou que o aparelho permitiria uma perda de peso em etapas, apoiada pelas recomendações de um nutricionista.
Depois da divulgação da pesquisa nas redes sociais da universidade responsável, especialistas e internautas criticaram a necessidade e o funcionamento do aparelho. O sociólogo Katjo Buissink, que estuda o consumo alimentício, questionou: Uma solução holística para a obesidade que se concentra em suas raízes socioeconômicas e promove o acesso a dietas saudáveis e sustentáveis? Não, vamos fechar a boca dos gordos e colocá-los em uma limpeza forçada com suco".
a holistic solution to obesity that focuses on its socio-economic roots and promotes access (time, cost, etc) to healthy, sustainable diets? no, let's bolt fatties' mouths shut and put them on a forced juice cleanse!
— Katjo Buissink ?? (@proletarikat) June 28, 2021
A bióloga Raven Maven comentou: “Excluam isso. Excluam o time de pesquisadores. Excluam tudo”. Um usuário também se manifestou, dizendo que é por isso que a ética precisa ser ensinada na ciência. “Pensei que a medicina já havia ultrapassado esses tipos de dispositivos de tortura”, comentou.
And this, kids, is why ethics needs to be taught in science.
Good God, I thought medicine was past these kinds of torture devices.— Justin Boot ∞ (@Polymathically) June 28, 2021
Saiba Mais
- Diversão e Arte Jovens com Síndrome de Down fotografam o cotidiano da pandemia
- Cidades DF Projeto para incluir identidade de gênero na lei orgânica é protocolado na CLDF
- Diversão e Arte Coral da UnB celebra 40 anos com solenidade virtual pelo YouTube
- Brasil Ministério da Saúde suspende contrato para compra da vacina Covaxin
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.