Desde o início da pandemia, há relatos, na literatura médica, sobre possível perda auditiva causada pela covid-19. Um estudo recente da Universidade de Tel Aviv (TAU), em colaboração com o Galilee Medical Center, não encontrou evidências de danos ao sistema auditivo como resultado da infecção por Sars-CoV-2. A pesquisa foi publicada na revista Otology & Neurotology.
O estudo foi iniciado durante a primeira onda, quando o número de pacientes em Israel ainda era relativamente pequeno. Os participantes incluíram oito indivíduos assintomáticos com teste positivo para covid-19 e oito voluntários saudáveis, que serviram como grupo de controle — nenhum deles relatou qualquer perda auditiva anterior.
“Medimos dados elétricos do tronco cerebral para testar toda a rota das ondas sonoras através do ouvido até que as ondas elétricas sejam finalmente recebidas no cérebro. Também examinamos a atividade das células ciliadas do ouvido interno que intensificam e ajustam o som. Não encontramos diferença entre os indivíduos covid-19-positivos e o grupo de controle”, relata o coautor Amiel Dror, do Galilee Medical Center e da Faculdade de Medicina Azrieli na Universidade de Bar-Ilan.