Um asteroide de aproximadamente 1 km de diâmetro passará "pertinho" da Terra este mês. A rocha espacial 231937 (2001 FO32) será a maior que passará perto do nosso planeta em 2021.
Apesar de ser classificado como "potencialmente perigoso", pela Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, não há riscos reais de colisão com a Terra.
No dia 21 de março, às 13h03 (horário de Brasília), o asteroide chegará a uma distância aproximada de 2 milhões de quilômetros da Terra. Apesar disso, só será possível assistir à passagem do asteroide com um telescópio.
A rocha é classificada como "potencialmente perigosa" por chegar a uma distância inferior a 7,5 milhões de quilômetros do nosso planeta e ter um diâmetro maior que 140 metros.
A descoberta do 231937 (2001 FO32) foi feita em 2001 pelos programa do MIT Lincoln Laboratory, financiado pela Força Aérea dos Estados Unidos e pela Nasa. Desde então, os cientistas acompanham a rota dele. Depois de março, ele só voltará a se aproximar da Terra em 2052.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Confira as primeiras fotos coloridas de Marte enviadas pelo Perseverance
- Ciência e Saúde Missão Perseverance em Marte: o que diz a mensagem escondida no paraquedas do robô
- Ciência e Saúde Satélite brasileiro chega à orbita com sucesso e inicia transmissão de dados
- Ciência e Saúde Veja o que a Perseverance registrou durante a primeira semana em Marte
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.