Uma nova espécie de morcego foi descoberta por pesquisadores liderados pelo Museu Americano de História Natural e pela Conservação Internacional de Morcegos. A espécie, batizada de Myotis nimbaensis, tem as cores laranja e preto e vive nas montanhas Nimba, na Guiné, na África Ocidental.
Em nota, Winifred Frick, cientista-chefe do Centro de Conservação Internacional de Morcegos e professor da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos, comemorou a descoberta. “Em uma era de extinção, uma descoberta como essa oferece um vislumbre de esperança”, afirmou.
A espécie foi descrita na revista American Museum Novitates. A comprovação de que se trata de uma nova espécie foi feita por meio de dados morfológicos, morfométricos e genéticos. O nome dado ao morcego é uma homenagem à cordilheira onde ele foi encontrado.
As montanhas Nimba é o monte mais alto da Costa do Marfim e da Guiné. É uma região de cerca de 1600 a 1800 metros acima do mar e muito rica em biodiversidade. Para preservar o meio ambiente, o turismo é proibido na região.
"Além do morcego de folha redonda do Lamotte, é possível que Myotis nimbaensis seja a segunda espécie de morcego encontrada apenas nesta cordilheira em particular", disse Jon Flanders, diretor do Centro de Conservação Internacional de Morcegos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.