Pela primeira vez, um paciente com covid-19 teve perda repentina da audição no Reino Unido. O caso foi publicado, nesta terça-feira (13/10), na revista científica BMJ Case Reports. Quadro pode ser reversível se descoberto logo.
A relação entre o novo coronavírus e a perda de audição ainda não está comprovada, mas além do Reino Unido, já foram relatados casos similares nos Estados Unidos, Tailândia e China.
Segundo os autores, a condição pode ocorrer entre cinco e 160 casos a cada 100 mil pessoas após infecções virais, como gripe e herpes.
Segundo os pesquisadores, o caso é de um homem de 45 anos com asma. O paciente precisou de ajuda de ventilação mecânica por um mês. Após a remoção do tubo de respiração, sentiu um zumbido no ouvido esquerdo e teve a perda de audição.
Ele foi tratado e conseguiu recuperar a audição parcialmente.
Os pesquisadores alertam para que os médicos se atentem a possíveis perdas auditivas de pacientes internados em terapia intensiva com covid-19, para que possíveis casos possam ser revertidos.
Saiba Mais
- Ciência e Saúde Covid-19: tabela ajuda a avaliar risco cada vez que você vai a evento social
- Ciência e Saúde Roche lança novo teste que permite diagnosticar covid-19 em 18 minutos
- Ciência e Saúde Mulheres vencem o câncer de mama e alertam para a importância do diagnóstico precoce
- Ciência e Saúde Telescópio registra estrela sendo devorada por buraco negro
- Ciência e Saúde SP avalia relação entre síndrome em crianças e o novo coronavírus
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.