A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) fica visível por seis minutos no céu de Brasília neste sábado à noite. É um dos maiores tempos que o laboratório orbital já ficou sobre a capital. Atualização: veja aqui fotos da estação sobre Brasília.
Entre o dia 12 e o dia 17, a ISS vai passar 13 vezes sobre Brasília, mas a maioria das vezes por um ou dois minutos. Na manhã deste sábado, às 5h32, ela passou por cinco minutos. À noite, ela deve surgir no céu às 18h50 e desaparecer às 18h56.
Para observá-la, deve-se olhar para 10º noroeste. Ela deve desaparecer aos 17º sudoeste. Mais informações estão disponíveis no site da Nasa (em inglês).
Visão a olho nu
A ISS é um laboratório espacial que começou a ser montado, em órbita, em 1998. Sua construção terminou em 2011. Ela abriga astronautas de vários países, que realizam ali experimentos científicos diversos.
Como a estação orbita a Terra a uma altitude de aproximadamente 400km, pode ser vista a olho nu. Ela viaja a uma velocidade de 27.700km/h, dando 15 voltas completas na Terra a cada dia.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.