LUTA ANTIMANICOMIAL

Após morte de paciente, TCDF acolhe pedido de auditoria em hospital

O tribunal já havia sido acionado após morte de paciente em dezembro de 2024. Outro falecimento foi registrado nesta semana nas dependências da instituição de saúde

Auditores do tribunal encaminharam uma série de determinações à Secretaria de Educação -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
x
Auditores do tribunal encaminharam uma série de determinações à Secretaria de Educação - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) acolheu pedido de auditoria para apuração de irregularidades no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). A solicitação foi feita pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Atenção à Saúde Mental Antimanicomial e Integradora, após a morte da paciente Eva de Oliveira Silva, na última terça-feira (22/4), nas dependências da instituição. 

O tribunal já havia sido acionado em virtude do óbito de Raquel França de Andrade, que também ocorreu no hospital em 25 de dezembro de 2024. O deputado enviou ofício também ao secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante solicitando informações e providências quanto à morte da paciente.

"Essas duas pacientes já tinham comorbidades e o hospital sabia disso. A lei diz que pacientes com essas comorbidades não podem ficar internados no Hospital São Vicente de Paula. Ele não tem capacidade para atender essas outras outras enfermidades", destacou o deputado Gabriel Magno. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular<

Procurada, a Secretaria de Saúde informou, em nota, que a morte de Eva foi constatada pela equipe da unidade hospitalar após tentativas, sem sucesso, de reanimação, realizadas conforme protocolo de Suporte Avançado de Vida. A pasta não soube informar sobre a causa da morte, que será investigada pela 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro).

postado em 24/04/2025 12:36 / atualizado em 24/04/2025 18:57