
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu, na madrugada desta quarta-feira (23/4), um homem suspeito de lavagem de dinheiro. Segundo a corporação, ele escondia em um compartimento secreto de seu veículo R$ 100 mil em espécie, quantia cuja procedência não soube explicar. A abordagem, realizada pelo Tático Operacional Rodoviário (TOR), ocorreu no Gama.
Após verificação de seus antecedentes, foi constatado que o homem possuía uma extensa ficha criminal, incluindo roubo a instituição financeira e formação de quadrilha. O suspeito foi conduzido à 20ª Delegacia de Polícia (Gama), onde foi autuado em flagrante pelos crimes de lavagem de dinheiro.
A lavagem de dinheiro é o processo pelo qual recursos obtidos de maneira ilícita são "limpos" para parecerem provenientes de fontes legítimas. No Brasil, a Lei nº 9.613/1998 é a principal norma que regula esse crime, prevendo penas de 3 a 10 anos de reclusão, além de multas. O objetivo da prática é inserir o dinheiro de origem criminosa na economia formal, dificultando a identificação de sua origem.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular