
Em sua 52ª edição, que acontece nesta sexta-feira (18/4), a Via Sacra de Planaltina deve receber mais de 100 mil pessoas para encenação da Paixão de Cristo no Morro da Capelinha. Para proporcionar um ambiente seguro aos fiéis, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) reforçará o esquema de segurança. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuará diretamente com a presença de unidades especializadas da corporação, como o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Batalhão de Trânsito (BPTran), Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), além de equipes do policiamento convencional e motopatrulhamento. A atuação da PMDF será voltada tanto à prevenção de delitos quanto à orientação da população, com foco na proteção de fiéis, artistas e visitantes ao longo dos sete quilômetros do percurso, da Praça do Coreto ao Morro da Capelinha.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
As ações de segurança pública também envolvem controle de fluxo de pessoas, patrulhamento em áreas críticas, pontos fixos de policiamento e presença constante nos principais acessos do evento. A PMDF estará integrada ao protocolo de segurança estabelecido pelo Governo do Distrito Federal, que inclui ainda o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Defesa Civil. Equipes de inteligência e tecnologia serão empregadas para garantir pronta resposta em qualquer situação de emergência.
A PMDF orienta que os participantes priorizem a utilização de transporte público e sigam as instruções dos agentes de segurança durante todo o trajeto.