
Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur recebeu, nesta quinta-feira (17/4), a visita de integrantes da etnia Kariri-Xocó para um momento de partilha de tradições e cultura com os alunos.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular?
A apresentação ocorreu na quadra poliesportiva do Conjunto Socioeducacional Boa Vontade, onde os pequenos puderam conhecer ritos tradicionais da etnia como cantos e danças indígenas. Conduzidos pelo Pajé Ururaí (Alexsandro Pires Tanoné), a dança e o canto Toré foram realizados na linguagem Desembucuá do Tronco Macrogé, oriunda de Alagoas.
A iniciativa faz parte do projeto “Viver Pindorama”, programa multidisciplinar desenvolvido pela Legião da Boa Vontade que visa valorizar os povos originários e as contribuições de suas culturas para a identidade brasileira. Utilizando de músicas, brincadeiras, jogos, histórias e práticas culturais, o projeto constrói uma imagem plural e fiel a história dos povos indígenas.
Na comemoração, também houve uma exposição de artesanato do grupo e das atividades que foram realizadas pelas crianças ao longo da semana. As atividades são realizadas por meio de duas unidades de atendimento: Centro Comunitário de Assistência Social e Escola de Educação Infantil Alziro Zarur.
A Legião da Boa Vontade ainda oferece o programa Aprendiz da Boa Vontade, focado em jovens de 14 a 24 anos que buscam sua primeira experiência profissional ou que buscam capacitação para o mercado de trabalho.
Saiba Mais