
Absorva o Bem, projeto lançado pela Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac-DF), fornece absorventes de forma gratuita em ambientes públicos. A iniciativa visa promover a dignidade menstrual e incentivar a participação comunitária de forma voluntária.
Serão instaladas caixas para armazenar absorventes em banheiros públicos dos órgãos e entidades que aderirem à iniciativa, contribuindo para o acesso gratuito ao item essencial de higiene pessoal.
A pobreza menstrual é uma questão de saúde pública que afeta pessoas que menstruam de todas as idades e classes sociais. Meninas, mulheres e homens trans e demais pessoas com útero ao redor do mundo não têm acesso a produtos menstruais adequados, o que resulta em ausências escolares, isolamento social e problemas de saúde.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A falta de absorventes pode levar ao uso de alternativas inadequadas e insalubres, como panos velhos ou até mesmo papel, aumentando o risco de infecções. As caixas, que permanecerão fixadas nas paredes dos banheiros públicos por tempo indeterminado, representam uma rede de apoio comunitária e educativa.
A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz destaca que “o projeto Absorva o Bem quer estimular a empatia e a colaboração entre a comunidade, ou seja, qualquer pessoa pode doar diretamente nas caixinhas”.