Vacinação

Vacinação contra a gripe no Distrito Federal começa nesta terça (25/3)

A Secretaria de Saúde do DF disponibilizou um primeiro lote com 80 mil doses, que pretende imunizar cerca de 1,2 milhão de pessoas pertencentes aos grupos prioritários

Ao todo, mais de 1,2 milhões de pessoas estão aptas para tomar o imunizante contra a gripe. O primeiro lote conta com 80 mil doses. -  (crédito: Fotos: Davi Cruz)
x
Ao todo, mais de 1,2 milhões de pessoas estão aptas para tomar o imunizante contra a gripe. O primeiro lote conta com 80 mil doses. - (crédito: Fotos: Davi Cruz)

A campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal teve início nesta terça-feira (25/3). Ao todo, mais de 1,2 milhões de pessoas estão aptas para tomar o imunizante. O primeiro lote conta com 80 mil doses.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda Cavalcante Júnior, também reforçou a importância da imunização no DF. “A vacinação é a nossa principal ferramenta para diminuir complicações graves e internações causadas pela influenza. É um ato de cuidado consigo mesmo e com o outro”, relatou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Movimento no DF

Na UBS 2 da Asa Norte, o movimento estava tranquilo, com filas pequenas e atendimento rápido, enquanto na UBS 1, o fluxo de pessoas era maior, com espera para a imunização.

A aposentada Márcia Laiz, de 78 anos, foi uma das primeiras a receber a dose na UBS 2. Para ela, manter a vacinação em dia é essencial. "Foi uma luta tão grande para conseguirmos as vacinas, então acho importantíssimo. Eu sempre me vacinei e nunca tive uma gripe forte", relatou ao Correio. Seu marido, Jaime Laiz, 98, também está com o calendário vacinal em dia. “Quero viver mais anos sempre saudável”, disse.

  • A campanha pretende imunizar cerca de 1,2 milhão de pessoas pertencentes aos grupos prioritários, incluindo idosos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes e professores.
    A campanha pretende imunizar cerca de 1,2 milhão de pessoas pertencentes aos grupos prioritários, incluindo idosos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes e professores. Fotos: Davi Cruz
  • Ao todo, mais de 1,2 milhões de pessoas estão aptas para tomar o imunizante contra a gripe. O primeiro lote conta com 80 mil doses.
    Ao todo, mais de 1,2 milhões de pessoas estão aptas para tomar o imunizante contra a gripe. O primeiro lote conta com 80 mil doses. Fotos: Davi Cruz
  • Márcia Laiz
    Márcia Laiz Fotos: Davi Cruz
 

Edilene Ferreira do Nascimento, 47, cuidadora de idosos, também esteve na UBS 2, da Asa Norte. Ela ressaltou a importância da vacina para quem trabalha com pessoas vulneráveis. "Se eu pegar gripe, posso passar para meus pacientes. Por isso eu preciso ter um cuidado com minha saúde e com os outros", acrescentou.

Já na UBS 1, da Asa Sul, Antônio Cunha, 68, reforçou a importância da imunização. “Desde 2014, nunca mais tive gripe. Sempre me cuidei, usei máscara na pandemia e nunca peguei covid. Agora estou aqui para evitar algo pior, porque sei que uma gripe pode virar pneumonia”, contou.

Ele relembrou um episódio de quando morava no Pará e teve uma infecção respiratória grave. “Trabalhava lavando pratos e peguei uma bronquite forte. Foi sério, tomei muitos antibióticos. Na época, via muita gente falecer por conta disso, mas graças a Deus, me recuperei e cuido bastante da minha saúde”, declarou o aposentado.

Imunização

A Secretaria de Saúde do DF disponibilizou um primeiro lote com 80 mil doses para a campanha, que pretende imunizar cerca de 1,2 milhão de pessoas pertencentes aos grupos prioritários, incluindo idosos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes e professores.

Além de evitar complicações da doença, estudos realizados pelo Centro de Controle dos Estados Unidos apontam que, no Brasil, a vacinação contra a influenza reduz em até 35% o risco de hospitalização entre grupos de alto risco e 58,7%, para pessoas com comorbidades.

Para se vacinar, basta procurar uma das UBSs do DF levando um documento de identificação e o cartão de vacinação. A dose deste ano protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Além disso, a aplicação pode ser feita em conjunto com outras vacinas do calendário de rotina.

Davi Cruz*
DC
postado em 25/03/2025 11:27