O governador Ibaneis Rocha (MDB) acaba de encaminhar (19/2) ao presidente Lula um ofício em que solicita audiência para tratar do aumento salarial das forças de segurança do DF. O governador estará acompanhado do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e dos secretários de Economia, Ney Ferraz, e da Segurança, Sandro Avelar. No documento, o governador Ibaneis enfatiza que tal reunião é em caráter de urgência.

Perguntado sobre qual apelo faria ao presidente Lula neste momento, o governador Ibaneis Rocha resumiu assim: “Acho de bom tom que deixemos de lado a política e cuidemos de Brasília”. Ele entregou hoje, ao Planalto, um pedido de audiência com o presidente para tratar do reajuste das forças de segurança do DF.
Na segunda-feira (17/2), na presença de centenas de policiais civis, militares e bombeiros, Ibaneis assinou o pedido de reajuste das corporações e anunciou que encaminharia o documento no mesmo dia para o Palácio do Planalto. Caso a solicitação do chefe do Executivo local seja aceita, o Planalto envia uma Medida Provisória para ser votada pelo Congresso Nacional. Vencida esta etapa, a MP volta ao Planalto para a sanção do presidente Lula.
A medida prevê um impacto de R$ 2,3 bilhões na economia local. A proposta do governo é que o aumento seja incorporado em duas parcelas, inicialmente em 2025 e a segunda em 2026. “É um valor alto, mas que será absorvido tanto pelo que já temos no Fundo Constitucional, quanto no que teremos com projeções para o ano que vem”, disse Ibaneis ao Correio na segunda-feira (17/2). Ibaneis também reforçou que o momento era de "afastar a ideiologia".
Saiba Mais
-
Cidades DF Reajuste dos policiais: "Hoje, vamos honrar nosso compromisso", diz Ibaneis
-
Cidades DF Homem é preso por enforcar e agredir a ex-companheira no Gama
-
Cidades DF Lula atribui alta dos combustíveis a postos; sindicato aponta carga tributária
-
Cidades DF DF terá transporte público de graça todos os dias do carnaval