
A partir desta quinta-feira (27/2) até a Quarta-feira de Cinzas (5/3), cerca de 260 mil pessoas vão estar a bordo de 1.851 voos que decolam do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, ou pousam no terminal da capital. Em nota divulgada na última segunda (24/2), a Inframerica, que administra o local, informou que, além dos voos regulares na malha aérea do Distrito Federal, foram incluídos outros 53 para atender a demanda do carnaval.
De acordo com a empresa, apenas na sexta-feira (28/2) são esperados embarques, desembarques e conexões de aproximadamente 45 mil pessoas — o maior movimento ocorre entre 6h e 10h, pela manhã, e entre 17h e 21h, à tarde e à noite. No dia 5 de março, por sua vez, a previsão é de que 42 mil passageiros passem pelo Aeroporto de Brasília.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife são os destinos com maior quantidade de voos durante o período. No que diz respeito à movimentação internacional, são 19 mil pessoas que saem ou chegam à capital em 124 voos.
Segundo a Inframerica, os números deste ano são cerca de 7% maiores do que os registrados durante o carnaval de 2024. Antes da pandemia, porém, o movimento era até 10% maior do que o atual.
Devido a quantidade de voos e pessoas no Juscelino Kubitschek durante a festividade, a administradora recomenda que passageiros, além de realizarem check-in on-line para evitar filas, cheguem ao aeroporto com no mínimo 2 horas de antecedência, no caso de voos nacionais, ou 3 horas, para viagens internacionais.
Para embarcar, é preciso, além de passagem, documento oficial com foto — como RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte —; bem como vistos e vacinas, em casos de viagens para fora, a depender do país que se vai visitar.