INFRAESTRUTURA

Secretaria do Entorno será recriada nesta terça-feira (11/2)

O advogado Cristian Viana à frente da pasta. Ele já atuou no GDF como diretor de unidades de atendimento do Na Hora, além de ter sido subsecretário e secretário-adjunto da Defesa Civil. Atualmente, preside o Podemos-DF

Ibaneis disse que almoçará com os prefeitos do Entorno nesta terça-feira -  (crédito: Davi Cruz/CB)
x
Ibaneis disse que almoçará com os prefeitos do Entorno nesta terça-feira - (crédito: Davi Cruz/CB)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou ontem a recriação da Secretaria do Entorno, extinta em 2021, com o advogado Cristian Viana à frente da pasta. Viana já atuou no Governo do Distrito Federal (GDF) como diretor de unidades de atendimento do Na Hora, além de ter sido subsecretário e secretário-adjunto da Defesa Civil. Atualmente, preside o Podemos-DF.

A recriação da pasta será hoje, em uma solenidade no Palácio do Buriti, a partir das 15h. Ibaneis explicou que o objetivo é promover a integração com os prefeitos do Entorno, mantendo harmonia total com a secretaria congênere de Goiás e com o governo de Ronaldo Caiado, que, segundo o governador do DF, "manifestou alegria pela recriação".

"Temos muitas questões em comum que necessitam de um diálogo permanente. Vamos atender a novas demandas dos prefeitos goianos e fortalecer a parceria entre o GDF e o governo de Goiás. Ninguém quer invadir o espaço de ninguém", ressaltou Ibaneis. 

O chefe do Buriti destacou que realizará uma reunião com os prefeitos do Entorno para discutir novas medidas. "Queremos trazer melhorias para toda a população do Entorno por meio dessa parceria", ressaltou.

Pavimentação

O anúncio foi realizado durante a inauguração da pavimentação de 7,6 km das rodovias vicinais VC-383 e VC-379, que ligam a área rural do Gama ao Jardim Serra Dourada, em Santo Antônio do Descoberto (GO). A obra vai fortalecer e fomentar o comércio local, beneficiando mais de 10 mil motoristas e produtores rurais que dependem das vias.

Manuel Messias, 59 anos, que vive há 24 na região, comemorou a construção e a entrega da nova pavimentação. "Essa pista aqui era só barro e buraco. Havia um tempo que conversava com minha esposa para vendermos nossa casa e irmos embora, porque todo carro que a gente comprava, quebrava. Essa pista está outro nível. Muitas vezes, eu demorava 40 minutos para chegar ao Gama. Agora, estou gastando 10", afirmou ao Correio.

A pavimentação da via contou com um investimento de R$ 13,5 milhões. O projeto executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) incluiu a ampliação das vias para duas faixas de 11 metros, acostamentos de 2,5 metros de cada lado, além da construção de uma ponte de acesso. Ao todo, a obra gerou 70 empregos e garantirá mais segurança e mobilidade para a população.

Iluminação

Além da pavimentação, o evento marcou a assinatura da ordem de serviço para a implantação da iluminação pública na rodovia. Segundo o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), serão instalados 250 postes com lâmpadas de LED ao longo dos 7,6 km da via, para proporcionar mais segurança aos motoristas e moradores da região.

A administradora do Gama, Josiane Feitosa, destacou a importância do investimento para a zona rural e enfatizou que a entrega trará benefícios aos moradores. "São mais de 10 mil pessoas beneficiadas diretamente. O governo tem investido em infraestrutura, melhorando a vida dos produtores rurais e fortalecendo o comércio local", afirmou a gestora da região administrativa.

 

Davi Cruz*
DC
Adriana Bernardes
Pablo Giovanni
postado em 11/02/2025 06:00