previsão do tempo

'Não é comum', diz Inmet sobre chuvas em Planaltina nesta madrugada

Nas últimas 24 horas, choveu quase metade da quantidade de precipitações esperadas para todo o mês. Previsão é de mais tempestades nos próximos dias

Quem precisou levantar cedo nesta terça-feira (14/1) provavelmente se deparou com tempestades e alagamentos em vários pontos do Distrito Federal. Nas últimas 24 horas, choveu 137,4 mm em Águas Emendadas, em Planaltina, quase metade do montante esperado para todo o mês de janeiro, 206 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quantidade "não é comum" para um intervalo tão curto.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Além disso, até o momento, a total de precipitações em Planaltina já superou em 56% — 322mm  — o esperado para o mês (206 mm). Entre todas as estações do Inmet no Brasil, foi a localizada em Águas Emendadas que registrou a maior quantidade de chuvas em 24 horas. Já na estação do Plano Piloto, foram registrados 31 mm. "Espacialmente, as chuvas nem sempre são bem distribuídas, por isso a discrepância entre as regiões administrativas", ressalta o meteorologista do Inmet Olívio Bahia. 

A previsão é que as chuvas continuem, acompanhadas de bastante nebulosidade e temperaturas mais baixas. Vale lembrar que o DF está sob alerta laranja para chuvas intensas, podendo registrar precipitações de até 100 mm e ventos de 100 km/h. No Plano Piloto, a umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 70%. Já a temperatura mínima foi de 18ºC, enquanto a máxima deve chegar aos 23ºC.  

Atenção

Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) recomenda não utilizar equipamentos elétricos, evite tomar banho durante as pancadas de chuva, não utilizar o telefone caso esteja conectado à rede elétrica, evitar a proximidade e o contato com materiais condutores de energia, manter-se sempre calçado e, antes da tempestade, desligar todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

Na rua, também valem alguns cuidados, como procurar abrigo, não se expor à chuva, não ficar embaixo de árvores e evitar locais próximos à rede elétrica. Uma dica é manter-se no interior do carro, um local isolado e seguro. Interessados em receber alertas das condições meteorológicas, emitidos pela subsecretaria, precisam apenas enviar o CEP, por SMS, ao número 40199.

Para os motoristas, os conselhos, em casos de tempestades, são: redobrar a atenção, reduzir a velocidade, aumentar a distância de seguimento e conferir o estado dos pneus. Checar o funcionamento do limpador de para-brisa e as condições da borracha também são medidas essenciais.

Sob chuva forte, é recomendado o uso do farol baixo, pois a luz alta reflete nas gotas de água e prejudica a visibilidade, além de não iluminar o caminho como deveria e ainda atrapalhar a visão de outros usuários da via.

Mais Lidas