Mulher

Dia da Mulher da Defensoria vai ter mamografias e inserção de DIU

Defensoria Pública vai oferecer serviços gratuitos de saúde, assistência jurídica, qualificação profissional e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade. Evento será na segunda (3/2)

Dia da Mulher da DPDF oferecerá serviços de saúde, qualificação profissional e apoio  emocional contra a violência doméstica  -  (crédito: Reprodução/DPDF)
x
Dia da Mulher da DPDF oferecerá serviços de saúde, qualificação profissional e apoio emocional contra a violência doméstica - (crédito: Reprodução/DPDF)

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realiza na próxima segunda-feira (3/2), a primeira edição de 2025 do Dia da Mulher, iniciativa que oferece diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade. O evento ocorre das 8h às 17h no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

 Siga o canal do Correio no Whatsapp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Nesta 20º edição, serão disponibilizadas consultas médicas com clínico geral, exames oftalmológicos e odontológicos, além de serviços como inserção de DIU, exames de mamografia e preventivo. As participantes também poderão realizar cortes de cabelo feminino e masculino, auriculoterapia e avaliações para harmonização facial. Os serviços serão realizados pela Associação Brasileira de Atenção à Assistência em Saúde (Asbras) e pelo Instituto Aria e Bruno Bastos Harmonização e pelo Serviço Social do Comércio ( Sesc). 

Enquanto são atendidas, mães que precisam levar crianças ao evento contarão com uma brinquedoteca para deixar os filhos em segurança, além de lanches oferecidos aos participantes. 

Na área da saúde, a ação oferece assistência jurídica com orientação, mediação, exames de DNA e suporte psicossocial para vítimas de violência doméstica. A Secretaria da Mulher e o Tribunal de Justiça do DF também participarão com atendimentos especializados e distribuição de materiais informativos sobre prevenção à violência de gênero. 

No setor profissional, haverá oferta de vagas de emprego e estágio, além de cadastros em cursos de qualificação do Senac e Fecomércio-DF. Serviços de transporte público, regularização documental e acesso a benefícios sociais, como Passe Livre e FGTS, também estarão disponíveis.

Realizado desde maio de 2023, o Dia da Mulher já registrou mais de 31 mil atendimentos e foi reconhecido pelo Prêmio CNJ - Juíza Viviane Vieira do Amaral de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O evento ocorre na primeira segunda-feira de cada mês, reunindo diversas instituições para garantir assistência integral às mulheres do DF. 

 

Giovanna Sfalsin*
postado em 31/01/2025 10:36