
Dois cães da raça pitbull que viviam em condições de maus-tratos foram resgatados pela Polícia Civil (PCDF), no Setor de Chácaras Lucio Costa, no Guará, nesta quinta-feira (30/1). Ao chegarem ao local, os agentes constataram que os cães estavam confinados em um espaço extremamente sujo, sem acesso regular a água e alimentação.
A ação, batizada de Operação Salvamento Canis, foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA) após denúncias de vizinhos sobre a situação dos animais. Os animais foram abandonados há pelo menos sete meses pelo tutor e seu pai, que não retornaram para cuidar deles. Os cães só sobreviveram graças à comida oferecida por moradores da região e água jogada por cima do cercado.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Os animais foram encaminhados ao Hospital Veterinário Público (HVEP) para atendimento emergencial. Um deles, apelidado de Ranzinza, estava extremamente sujo, infestado por pulgas, com febre de 39,7°C, linfonodo reativo e pesava 23 quilos. O outro, chamado Zangado, apresentava febre de 40,6°C, infestação por pulgas, pele irritada e uma fratura no canino, além de estar coberto de sujeira e pesando 26 quilos.
Os dois tutores dos animais, pai e filho, foram presos em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão.
A Polícia Civil ressalta a importância de denunciar casos de maus-tratos a animais. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 197, opção 0, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou pelo WhatsApp (61) 98626-1197.
Saiba Mais