
O brasiliense acordou e precisou tirar o casaco do guarda roupa nesta quinta-feira (30/1). O Distrito Federal amanheceu com a temperatura mínima de 17°C registrada na Estação Meteorológica de Brazlândia, e com a máxima prevista para 27°C no decorrer desta quinta-feira (30/1). Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Brasília está sob o alerta laranja para o perigo de precipitações na cidade. A condição deve ser mantida nos próximos dias.
A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes explica que apesar do frio matinal o decorrer do dia tende a ser de sol e chuva. “A estação do verão é propícia para termos dias quentes, porém com a presença de muitas pancadas de chuva. Além disso, também teremos muita nebulosidade nos próximos dias”, ressalta ao Correio.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O DF está sob alerta laranja do Inmet, que sinaliza possibilidades de chuvas intensas, com volumes que podem alcançar 50mm/dia e ventos fortes que podem atingir até 100 km/h. Nesses casos é importante manter cuidado, pois há risco de quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia, alagamentos e descargas elétricas.
Janeiro mais quente
Apesar das precipitações, a especialista conta que o mês de janeiro deste ano foi mais quente em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados, a média em 2024 chegou a 32,3°C no Gama, e em 2025 a temperatura máxima atingida foi de 33,5°C na Estação Meteorológica de Águas Emendadas.