![O intuito é levar o equipamento para outras unidades geridas pelo insituto - (crédito: Foto: Divulgação/IgesDF) O intuito é levar o equipamento para outras unidades geridas pelo insituto - (crédito: Foto: Divulgação/IgesDF)](https://midias.correiobraziliense.com.br/_midias/jpg/2025/01/29/675x450/1_whatsapp_image_2025_01_29_at_17_28_48-45535992.jpeg?20250129184127?20250129184127)
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires será a primeira no Distrito Federal a contar com serviço de telemedicina. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) acredita que a medida irá agilizar os atendimentos na unidade de pacientes classificados como não urgentes.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O projeto-piloto ainda está em fase de testes e deve ser implementado no próximo mês e, se tudo ocorrer como o planejado, o sistema será implementado em outras unidades que são geridas pelo Instituto.
Após a triagem ser realizada, o paciente será chamado pelo painel e conduzido a um consultório equipado para a teleconsulta. Para prestar auxílio, um técnico de enfermagem estará presente com o paciente para a retirada de dúvidas, esclarecimentos e qualquer outra necessidade durante a consulta.
O sistema será implementado para diminuir o tempo de espera a atendimentos desafogando as unidades além de otimizar recursos.
O serviço de telecomunicação já era utilizado pelo Instituto desde 2020, entretanto, o recurso era exclusivo para teleinterconsultas, ou seja, consultas de médicos com especialistas para a discussão de casos clínicos e tomada de decisões, como ajustar medicamentos, avaliar exames ou liberar pacientes sem que precisassem se deslocar para outras unidades. Agora, com a implementação deste recurso, os pacientes poderão ser atendidos por médicos por meio de consultas on-line.
*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti
*Com informações da Agência Brasília