Policiais civis da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema/Cepema) prenderam, na tarde desta terça-feira (7/1), dois homens suspeitos de parcelamento irregular de solo e dano ambiental no Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo, no Lago Norte.
De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a área, por lei, não pode ser dividida em lotes para formação de condomínios. No entanto, durante a operação, os policiais flagraram um dos suspeitos, de 22 anos, utilizando uma retroescavadeira para abrir vias, instalar piquetes e demarcar lotes na região, além de suprimir a vegetação nativa do cerrado.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
As investigações também identificaram os responsáveis pela área, que são sócios de uma empresa de locação de máquinas. Um deles, de 38 anos, foi preso durante a operação. Os agentes ainda apreenderam a retroescavadeira usada nos crimes.
Os dois suspeitos foram encaminhados ao cárcere da Polícia Civil, onde permanecem à disposição da Justiça. Caso sejam indiciados, denunciados e condenados, podem pegar penas de até cinco anos de prisão.