crime ambiental

PM apreende três pássaros silvestres em Planaltina; suspeitos foram presos

Em depoimento, os suspeitos confessaram que estavam na região com a intenção de capturar outros pássaros da espécie Coleiro Baiano, conhecida por seu canto suave

Na tarde de domingo (29/12), o Grupamento de Operações no Cerrado (GOC), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA/DF), prendeu em flagrante três indivíduos com aves silvestres, em área rural do bairro de Fátima, em Planaltina. A abordagem aconteceu após as equipes avistarem os suspeitos portando gaiolas com três pássaros da espécie Coleiro Baiano, conhecida por seu canto harmonioso.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Ao serem abordados, os indivíduos não apresentaram nenhuma documentação que autorizasse a criação das aves em cativeiro, conforme exigido pela legislação ambiental. Em depoimento, confessaram que estavam na região com a intenção de capturar outros pássaros da mesma espécie.

O caso configura crimes contra a fauna, previstos no art. 29 da lei 9605/98, que define as sanções penais e administrativas para condutas que prejudicam o meio ambiente. Foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, no qual os envolvidos se comprometeram a comparecer em juízo em audiência agendada posteriormente.

As aves e as gaiolas foram apreendidas e encaminhadas ao BPMA/DF para entrega ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, onde receberão os cuidados veterinários necessários e, se possível, serão reintroduzidas em seu habitat natural.

Mais Lidas