Solidariedade

Campanhas do GDF arrecadam recorde de doações em 2024

Iniciativas como Agasalho Solidário, Vem Brincar Comigo e Nosso Natal superaram metas e beneficiaram milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade no DF e no Rio Grande do Sul

Com foco em promover a solidariedade e ajudar quem mais precisa, o Governo do Distrito Federal (GDF) encerra o ano de 2024 com números expressivos em campanhas sociais. Por meio de programas como Nosso Natal, Vem Brincar Comigo e Agasalho Solidário, milhares de itens foram arrecadados e distribuídos, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade e superando as metas estabelecidas, com resultados que triplicaram em relação a 2023.

Nos restaurantes comunitários do DF, a campanha Nosso Natal garantiu um almoço natalino ao custo simbólico de R$ 1 para cerca de 55 mil pessoas. Além disso, a megaestrutura natalina montada na Esplanada dos Ministérios atrai diariamente 5 mil visitantes e já contabiliza mais de 300 mil pessoas desde a inauguração. A atração seguirá aberta até 30 de dezembro.

Já a campanha Vem Brincar Comigo arrecadou 16 mil brinquedos, um aumento de 56% em relação ao ano anterior. Mais de 25 mil crianças foram beneficiadas, tendo ainda a oportunidade de participar de eventos como Funn Festival, Na Praia e Happy Land.

Durante o inverno, o programa Agasalho Solidário obteve um aumento significativo de arrecadações, com 21 mil casacos e cobertores entregues — quase três vezes mais do que em 2023. Parte das doações foi enviada ao Rio Grande do Sul, que sofreu com enchentes. Além disso, a campanha Brasília pelo Sul arrecadou 300 toneladas de roupas, alimentos, água e materiais de higiene pessoal, auxiliando a população gaúcha.

Outra iniciativa de destaque foi a campanha Solidariedade Salva, presente nos grandes eventos de Brasília, que arrecadou 188 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 20 mil famílias em situação de vulnerabilidade.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

As ações foram lideradas pela chefia-executiva de políticas sociais e contaram com a idealização da primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, que destacou o impacto social das campanhas. Segundo ela, “nas campanhas sociais do GDF, acreditamos que cada gesto de solidariedade tem o poder de transformar não apenas vidas individuais, mas toda a nossa sociedade brasiliense. Quando nos unimos para ajudar o próximo, cultivamos uma cultura de empatia e cuidado coletivo, essencial para um DF mais justo e acolhedor”, afirmou.

Ela ainda ressaltou que, em 2025, o compromisso será de fortalecer as campanhas já consolidadas e ampliar o alcance, abraçando novas causas solidárias para espalhar ainda mais esperança por todo o Distrito Federal.

 

Mais Lidas