REDE ELÉTRICA

Acidentes com pipas aumentam 18% no DF em 2024 na comparação com 2023

Apesar de ser uma tradição de férias, empinar pipa traz sérios riscos, como o uso de cerol e proximidade com fios elétricos. Já foram 317 ocorrências este ano, superando os números de 2023

Durante o período das férias escolares, muitas crianças e adolescentes permanecem mais tempo em casa e devem tomar alguns cuidados com a rede elétrica e com equipamentos eletrônicos. Uma das brincadeiras mais comuns é empinar pipas, que pode oferecer risco de acidentes se a prática ocorrer em local inadequado, principalmente próximo às redes elétricas. Faltando poucos dias para 2024 terminar, a Neoenergia Brasília já registrou 317 ocorrências relacionadas à brincadeira, um número 18% maior em comparação a todo o ano de 2023, com 269 registros.

O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. A Neoenergia recomenda que a brincadeira deve acontecer sempre em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praças, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.

A concessionária adverte, ainda, que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da distribuidora estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A empresa também destaca que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

O ambiente doméstico também oferece alguns riscos no uso da energia elétrica. Durante os dias longe da escola, os pequenos costumam utilizar mais os smartphones, os vídeos games e demais eletroeletrônicos. Por mais simples que seja, o manuseio desses equipamentos requer atenção. Para prevenir acidentes durante o período que deve ser de diversão, a Neoenergia separou algumas orientações importantes.

Dicas para prevenir acidentes com pipas

  • Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
  • Não use cerol ou linha chilena. Além do risco de ferir ou mesmo matar, esses materiais costumam cortar os fios;
  • Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
  • Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
  • Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem dirige estes veículos.

Orientações para prevenir acidentes em ambiente doméstico

  • As crianças devem ser orientadas a pedirem ajuda de um adulto quando quiserem retirar algum equipamento da tomada ou recarregá-los, por exemplo;
  • Também é fundamental uma revisão das instalações elétricas internas das residências, assim como dos fios dos equipamentos eletroeletrônicos, por um profissional especializado;
  • Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio.
  • A fiação deve estar em perfeitas condições.
  • Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário, pode provocar o choque elétrico.
  • O cuidado com o uso de tablets e smartphones deve ser maior, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. Não é recomendado que as crianças utilizem esses aparelhos (para jogar ou trocar mensagens) durante o carregamento.
  • As crianças devem ficar longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, o ideal é utilizar protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, um risco potencializado pela curiosidade natural das crianças.
  • Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Apenas profissionais qualificados responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.
  • Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros e Samu.
  • Não tente resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada.
  • Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente a concessionária por meio do telefone 116.

Com informações da Neoenergia.


 

Mais Lidas