FCDF

Corte do Fundo Constitucional: 'Falta de conhecimento', critica Izalci

A fala do senador ocorreu durante uma sessão no Congresso, nessa segunda-feira (9/12). Ele também afirmou que o projeto tem uma "pitada do ministro Rui Costa"

O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou, durante uma sessão não deliberativa no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 4.614/2024, que pretende alterar o cálculo de reajuste do Fundo Constitucional (FCDF).

De acordo com ele, a “conversa de que não vai ter perda, de que não tem prejuízo nenhum demonstra realmente a falta de sensibilidade e de conhecimento de quem lida com essa área”.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“Eu mesmo, quando votamos essa matéria aqui do arcabouço fiscal, em 2023, fiz um cálculo muito simples. Hoje, se corrigido pelo IPCA, o DF estaria recebendo, em 2024, R$ 12 bilhões”, calculou. “Na prática, hoje a gente recebe R$ 24 bilhões, ou seja, haveria 50% de perda do Fundo Constitucional”, acrescentou o senador.

Izalci também disse acreditar que o projeto, enviado pelo governo federal à Câmara dos Deputados, tem “uma pitada” do Ministro da Casa Civil, Rui Costa. “Ele detesta e não conhece Brasília”, afirmou. “Eles (governo federal) não respeitam o Congresso. Votamos aqui, em 2023, no arcabouço fiscal, a retirada do FCDF, e eles não tiveram o cuidado sequer de conhecer o que é o fundo”, lamentou.

Leia também: "Brasília é uma extensão da União", defende Carlos Velloso sobre FCDF

O senador argumentou que é preciso entender que o DF é a capital de todos os brasileiros. “A equipe econômica precisa entender isso. A gente precisa recomendar aos ministros, principalmente àqueles que têm poder maior de decisão, como o da Fazenda e da Casa Civil”, alertou.

Leia também: Mais da metade do orçamento da saúde vem do FCDF, diz Paula Belmonte

Mesmo assim, o parlamentar disse acreditar que a Câmara dos Deputados vai rejeitar a proposta de corte do FCDF. “Os partidos estão tomando posição. Tanto o PL, quanto o União Brasil, o Republicanos e também o MDB tiveram uma posição favorável ao Fundo Constitucional”, comentou. “Então, espero que o governo federal retire, até mesmo antes de votar, para não ficar muito chato para eles”, opinou o senador.

Mais Lidas