A Justiça Federal do Distrito Federal contará com uma nova aliada para agilizar processos: a Plataforma de Inteligência Artificial para o Judiciário. Lançada nesta quarta-feira (11/12), a tecnologia foi desenvolvida, em parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), para otimizar a triagem, classificação e elaboração de processos judiciais, prometendo mais eficiência e celeridade.
A nova tecnologia, que será implementada inicialmente na Justiça Federal do Distrito Federal, permitirá ao TRF1 automatizar tarefas judiciais, reduzir o acúmulo de processos e capacitar profissionais. Segundo o juiz federal Itagiba Catta Preta, a plataforma terá duas funções principais: triagem de processos, para a seleção mais precisa dos casos a serem analisados, e elaboração de minutas, a fim de dar apoio na criação de relatórios e bases para decisões judiciais.
“Essa plataforma representa celeridade e eficiência na prestação jurisdicional, além de melhorar a qualidade de vida dos operadores do direito”, ressaltou Catta Preta.
Durante a cerimônia de lançamento, o governador Ibaneis Rocha destacou o caráter inovador do projeto. “A IA tem muito a colaborar para o aprimoramento da Justiça, para a agilidade em relação à tramitação de processos e ao resultado que isso vai trazer para a população. E mostra também o sentido muito importante da parceria. Aqui, juntamos a Justiça Federal, a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF, que é a financiadora, e o Biotic. Com isso, entregamos para a população, com o apoio da Universidade de Brasília, essa ferramenta que, certamente, em breve, vai estar espalhada por todo o Brasil”, afirmou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Fomento à inovação
Com um investimento de quase R$3 milhões, a iniciativa foi financiada por meio do programa Desafio DF, ligado ao FAPDF. A plataforma integra esforços para fomentar pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico voltados às demandas da administração pública.
O projeto promete também beneficiar o ecossistema de inovação do Distrito Federal, envolvendo startups, instituições de pesquisa e outros parceiros estratégicos. Além de apoiar ações empreendedoras, a plataforma incentiva a realização de estudos e a divulgação de dados relacionados à inteligência artificial aplicada à Justiça.