A tubulação dos canais de irrigação do Distrito Federal é a maior conquista da Secretaria de Agricultura, de acordo com o titular, Rafael Bueno. Em entrevista ao programa CB.Poder, uma parceria entre o Correio e a TV Brasília, desta sexta-feira (6/12), o secretário comemorou a marca de 100km de canais tubulados que o DF atingiu neste ano.
"O Distrito Federal tem uma característica que é termos cursos de água bastante estreitos, com pouco volume, porque aqui é uma região de nascentes. Isso dificulta o processo de irrigação e de levar água até os produtores rurais", explicou aos jornalistas Roberto Fonseca e Carlos Alexandre de Souza. Com o investimento feito nos canais, Rafael Bueno destacou que, atualmente, mais de 890 famílias são beneficiadas diretamente pelo projeto, “fora aquelas que se beneficiam indiretamente”.
Assista à entrevista na íntegra:
"Quando chegamos nessa comunidade para realizar todo o estudo de tubulação, não apenas para melhorar o que já existia, mas também para ampliar o ramal e alcançar mais propriedades, nos deparamos com uma situação triste: produtores que estavam abandonando suas propriedades rurais porque não tinham água para produzir”, destacou Bueno.
Dessa forma, o secretário ressalta que “falar de água é falar de alimento, porque, se eu tenho água, tenho alimento”. “Essa garantia significa mais verduras, legumes, frutas e grãos disponíveis ao longo do ano, o que ajuda a estabilizar os preços e reduzir os picos de variação”, completou.
* Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza