Impostos

IPTU: Veja o que mudou na legislação do DF para pessoas acima de 60 anos

Lei nº 7.591, sancionada nesta quinta-feira (6/12) concede benefícios de isenção de pagamento de i IPTU para pessoas com 60 anos ou mais. Entenda quem tem direito ao benefício

Benefício foi determinado em lei sancionada nesta quinta-feira (6/12) -  (crédito:  Minervino Júnior/CB)
Benefício foi determinado em lei sancionada nesta quinta-feira (6/12) - (crédito: Minervino Júnior/CB)

A Lei nº 7.591, entrou em vigor nesta quinta-feira (6/12) ao ser sancionada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o texto concede a isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para idosos com imóveis de até 120 m² que se encaixem nas especificidades determinadas.

Essas mudanças alteraram a Lei nº 6.466, de 27 de dezembro de 2019, que trata dos benefícios fiscais de vários impostos no Distrito Federal, como IPVA, IPTU, ITCD, ITBI e TLP.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular?

Para receber o benefício da isenção de pagamento do imposto sobre o apartamento, o idoso deve ser aposentado ou pensionista com mais de 60 anos, receber até 2 salários mínimos e não possuir outros imóveis. Também é necessário que esse idoso seja o titular da moradia, utilizando o imóvel como sua residência e de sua família. 

Além disso, a Lei nº 7.591 também firmou benefícios de isenção de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas com deficiências. Se encaixam nessas medidas portadores de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down ou autismo.

postado em 06/12/2024 11:43
x