FCDF

Sindicatos da PCDF protestam contra mudança no cálculo do Fundo Constitucional

Sindicatos se reuniram no complexo da PCDF para protestar contra decisão do governo federal de propor mudança no cálculo do FCDF

Sindicatos da categoria protestaram contra decisão do governo federal em querer mudar cálculo do FCDF -  (crédito: Pablo Giovanni/CB/D.A Press)
Sindicatos da categoria protestaram contra decisão do governo federal em querer mudar cálculo do FCDF - (crédito: Pablo Giovanni/CB/D.A Press)

Sindicatos que representam policiais civis e delegados da Polícia Civil (PCDF) reuniram-se na tarde desta quarta-feira (4/12) em frente ao complexo da corporação para manifestar reprovação à proposta do governo federal que prevê mudanças no cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).

A proposta, encaminhada pelo Ministério da Fazenda ao Congresso Nacional, sugere que o reajuste do fundo passe a ser baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), substituindo a variação da Receita Corrente Líquida (RCL), a partir de 2025. O texto pode ser votado em regime de urgência ainda nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados. Para a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo), Cláudia Alcântara, a medida resultará em prejuízos significativos para o Distrito Federal.

“Isso impactaria de forma ampla todo o governo do Distrito Federal. Quando temos servidores com salários mais altos, eles consomem mais, movimentando a economia. Defender o FCDF não é apenas sobre segurança pública, saúde e educação; sabemos que ele sustenta o funcionamento de todo o governo do DF. Brasília é uma cidade que depende do funcionalismo público, pois não tem indústria nem agricultura expressiva. É a segunda vez que querem mexer no fundo”, explicou Cláudia.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Enoque Venâncio, compartilhou a mesma preocupação. Ele destacou que, além da Polícia Civil, outras forças de segurança também veem com apreensão a proposta do governo federal, que já havia sido debatida no Congresso no ano passado.

“O novo cálculo proposto pelo governo federal acarretará em menos receita, menos recurso, o que vai ocasionar também menos policiais civis nas ruas, porque hoje existe um deficit. É importante que os congressistas tenham essa visão, porque aqui é a sede dos Três Poderes. A proposta não pode prosperar”, alertou Venâncio.

O que é o FCDF?

O Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) foi instituído para custear a organização e manutenção da Segurança Pública, além de financiar despesas nas áreas de Educação e Saúde. Previsto na Constituição Federal de 1988, o fundo foi regulamentado em 2002, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 10.633. Essa legislação estabeleceu as regras para cálculo e repasse dos recursos, que são fiscalizados anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O TCU avalia a regularidade das contas do fundo por meio de um processo de prestação de contas anual.

A possibilidade de alteração no cálculo do FCDF tem gerado forte oposição, pois impacta diretamente a administração e os serviços públicos no Distrito Federal, uma unidade federativa cuja economia é amplamente dependente do funcionalismo público.

postado em 04/12/2024 17:53
x