O novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Migrantes foi inaugurado nesta quarta-feira (27/11) pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). O espaço oferecerá atendimento multilíngue a imigrantes, refugiados e apátridas que sejam vítimas de violações de direitos.
Desde 2022, a equipe especializada no atendimento a imigrantes atuava junto ao Creas da Diversidade, localizado nas quadras 614/615 da L2 Sul. Agora, o centro de referência conta com salas exclusivas na Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), no Edifício Rossi Esplanada Business, ao lado do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
- Conheça algumas histórias de refugiados instalados no Distrito Federal
- Refugiados vivem rotina de dificuldades e esperanças no DF
- Lei a favor de imigrantes é sancionada, mas depende de regulamentação
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, oferecendo serviços socioassistenciais e inclusão em programas sociais para imigrantes, refugiados e apátridas vítimas de xenofobia, tráfico de pessoas e dificuldades de integração, como barreiras linguísticas e culturais. Os interessados podem se dirigir diretamente à unidade para orientações ou ser encaminhados por diversos órgãos.
Ao contrário do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que foca na prevenção, o atendimento no Creas não é agendado pelo 156 ou por meio do site. O público atendido nas unidades do Creas são pessoas vítimas de violações de direitos, como violência, negligência, abandono familiar, entre outras, sendo necessária uma avaliação de cada caso.
Saiba Mais
-
Cidades DF 85kg de drogas são apreendidas na Rodoviária Interestadual de Brasília
-
Cidades DF Deputados aprovam projeto que inclui comida vegana em escolas públicas do DF
-
Cidades DF Agressor poderá ser obrigado a ressarcir vítima de violência doméstica no DF
-
Cidades DF Licença-prêmio poderá ser usada para compra de imóveis na Terracap