A Aliança Francesa de Brasília anunciou, nesta quarta-feira (27/11), a morte de Amaury José de Aquino Carvalho, sócio-fundador e ex-presidente da sucursal brasiliense da instituição. Uma homenagem, publicada no perfil da escola de francês no Instagram, informa que Dr. Amaury, que também era advogado conhecido na capital, morreu na terça (26/11). Ao Correio, a instituição confirmou a morte.
“Com imenso pesar, a Aliança Francesa de Brasília se despede de um de seus grandes líderes e visionários”, informa a publicação. “Seu legado é um exemplo de liderança, ética e paixão por conectar pessoas por meio da língua francesa e da cultura francófona.” A causa da morte e informações sobre velório não foram divulgadas.
Na homenagem, a escola de francês diz que Dr. Amaury, “ao longo de sua trajetória, ocupou posições de grande relevância, sempre contribuindo com dedicação e comprometimento”.
De 2008 a 2011 e de 2017 a 2020, o advogado foi tesoureiro da sucursal brasiliense. Entre os anos de 2011 e 2017, foi presidente da instituição e, até a morte, na última terça-feira, integrou o Conselho Deliberativo, “sempre guiado por seu amor à cultura e à educação”.
Em nota, a Aliança Francesa de Brasília diz que “Dr. Amaury foi um entusiasta incansável na criação e no fortalecimento de associações, dedicando-se com paixão à construção de espaços que promovem a cultura, o conhecimento e a troca de ideias” e que “sua liderança visionária e seu amor pela língua francesa e pela cultura francófona foram essenciais para o fortalecimento de nossa missão cultural e educacional”.
“Neste momento de dor, expressamos nossas condolências à família, aos amigos e colegas, reafirmando nosso compromisso de manter vivo o legado de ética, excelência e generosidade que o Dr. Amaury nos deixa”, finaliza. “Que sua memória e seu exemplo de entusiasmo e dedicação sejam uma inspiração para todos nós.”