Reforma

Fachada do Teatro Nacional Claudio Santoro recebe nova pintura

Com obras de reforma iniciadas em 2022, Teatro Nacional recebe nova pintura. Ainda estão previstas mais três obras em outros espaços do teatro

O Teatro Nacional Claudio Santoro receberá serviços de pintura e limpeza nas fachadas. As equipes iniciaram o trabalho de recuperação pelas empenas laterais e no acesso ao foyer da Sala Martins Pena.

Entre as ações estão limpeza e pintura do concreto das fachadas e reformas no foyer. A aplicação da tinta começou pelo painel criado por Athos Bulcão, formado por blocos de concreto na lateral do prédio, virado para a Esplanada dos Ministérios. As reformas serão feitas sem alterar o projeto original de Oscar Niemeyer, por isso, a pintura será branca, dando um aspecto mais brilhante ao espaço.

Para a pintura, os profissionais utilizaram uma plataforma elevatória. Na sequência, os trabalhadores irão para o outro lado da empena para realizar o mesmo serviço.

Ao mesmo tempo que a pintura está sendo feita, ocorre também a recuperação da fachada localizada na frente do foyer da Sala Martins Pena. As infiltrações que existiam na parte interna foram arrumadas e a pintura foi renovada. 

Apenas nesta primeira fase de reformas, o investimento feito pelo Governo do Distrito Federal consta em R$ 70 milhões. Por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), as obras da primeira etapa se concentram na construção do sistema de combate de incêndio, implementação de acessibilidade e restauro do foyer e da Sala Martin Pena. 

Estão previstas mais três etapas de obras, que incluem a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o anexo. As obras de restauração tiveram início em dezembro de 2022.

Com informações da Agência Brasília

 

 *Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Mais Lidas