Orientações



  • Suspeite de ligações telefônicas que questionem compras realizadas com o cartão de crédito

  • Não forneça por telefone dados pessoais tais como endereço e senha de cartão bancário

  • Os bancos não dispõem de serviço delivery, ou seja, não enviam funcionários a residências de clientes para pegar documentos e cartões

  • Fique atento às mensagens de solicitação de dinheiro por conhecidos. 

  • Se a conta bancária informada para depósito de valores estiver em nome de terceiro, a chance de ser fraude é ainda maior

  • Desconfie se a fotografia do perfil do WhatsApp estiver vinculada a uma linha telefônica que não esteja cadastrada nos seus contatos.

  • Sempre suspeitar de ofertas de investimentos com ganhos acima daqueles praticados pelo mercado bancário regular, ainda que apresentados por empresas com aparente credibilidade, ou por pessoas conhecidas e familiares, que podem estar na base do sistema e por isso receberam algum “rendimento”, os fazendo crer na rentabilidade do negócio

  • Verificar se existe autorização do Banco Central e fiscalização do Conselho de Valores Mobiliários

  • Suspeite de contatos que oferecem voucher/cupom de descontos de restaurantes a serem utilizados em plataformas de delivery

  • Não clique no link fornecido nessas conversas antes de confirmar diretamente com o restaurante a veracidade do desconto

 

Mais Lidas