Hoje serão realizadas as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a escolha dos novos membros que estarão à frente do Conselho Seccional, das diretorias das subseções, do Conselho Federal e da Caixa de Assistência dos Advogados no triênio de 2025 a 2027 na Seccional do Distrito Federal. Pela segunda vez consecutiva, as votações ocorrem de forma on-line, fruto de uma parceria entre a Comissão Eleitoral da OAB-DF e a empresa Webvoto, homologada pelo Conselho Federal e responsável pelas eleições em outras seccionais. O processo eleitoral estará disponível das 10h às 18h para os mais de 40 mil advogadas e advogados aptos a votar.
Disputam o cargo os candidatos: Everaldo Ribeiro Gueiros Filho; Karolyne Guimarães; Cristiane Damasceno Leite, Paulo Maurício Poli e Cleber Lopes.
- Leia também: O valor do voto nas eleições da OAB
A Seccional do Distrito Federal foi pioneira ao adotar o modelo de votação on-line em 2021. Na estreia do sistema, a iniciativa foi amplamente aceita pela advocacia, alcançando uma participação recorde de 81,29% dos eleitores aptos. Com o formato digital, advogados e advogadas podem exercer seu direito de voto de maneira prática e segura, de qualquer lugar, sem a necessidade de comparecer presencialmente, o que contribui para aumentar a participação e reduzir a abstenção.
Em 2021, apenas cinco seccionais da OAB optaram pelo sistema on-line para a renovação de suas diretorias e conselhos. Devido ao sucesso dessa experiência, neste ano, outras 14 seccionais também seguirão o modelo virtual, conforme orientações do Conselho Federal da OAB. O atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Jr., destaca a relevância desse formato: "A modalidade, adotada de forma inovadora em 2021, trouxe resultados surpreendentes. Registramos votos de eleitores em todos os estados do Brasil e em mais de 20 países, com destaque para os Estados Unidos, que contabilizou 217 votos, sendo o maior número de participações no exterior."
Além da opção on-line, a Comissão Eleitoral para as Eleições 2024 disponibilizará dois postos de votação presenciais entre às 10h e 18h, localizados no edifício-sede da Seccional do Distrito Federal e na Subseção de Taguatinga. Os pontos presenciais são destinados preferencialmente para advogadas e advogados idosos com dificuldade de acessar a internet e eleitores com deficiência (PCD). Para votar presencialmente, é necessário apresentar um documento com foto. No último pleito, os pontos de apoio presencial registraram baixa participação. No entanto, a Comissão optou por mantê-los, visando assegurar a máxima inclusão possível, garantindo que advogados e advogadas que precisem de suporte tenham a oportunidade de votar com facilidade.
O voto é obrigatório para advogados regularmente inscritos na Seccional, desde que estejam adimplentes até 30 dias antes das eleições.