Uma professora de português de Samambaia desenvolveu um projeto que foi tema de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado na tarde deste domingo (3/11). Ela usou memes como ferramenta para aguçar e estimular a leitura e a análise crítica dos alunos do ensino fundamental, pois percebeu que alguns desses posts propagavam desinformações.
O título do texto foi Memes e fake news: o impacto na educação das crianças. Segundo a professora, memes do WhatsApp, usados por ela no projeto, passaram a ser discutidos em sala, desenvolvendo uma percepção questionadora e analítica nos estudantes sobre as publicações. “O que era engraçado passou a ser visto com outros olhos”, afirmou a docente no texto da questão do Enem.
Por fim, a autora do texto reitera que a checagem de informações e interpretação de texto na era das notícias falsas, manipulação e memes são vantajosas para o desenvolvimento dos estudantes.
A reportagem do Correio tentou identificar a escola e o nome da professora, contatando a Secretaria de Educação. O órgão está apurando as informações com o Ministério da Educação (MEC).
Estagiário sob a supervisão de Eduardo Pinho
Saiba Mais