Ocorre nesta quarta-feira (27/11) o segundo dia da 1ª Conferência Distrital de Segurança Pública do Distrito Federal (CONFEDISP). Participante do painel I- Cidade Mais Segura: Gestão participativa e segurança na cidade, a colunista do Correio Braziliense Samanta Sallum palestrou sobre cobertura jornalística no âmbito da segurança pública.
- Conferência Distrital debate a segurança pública da capital
- Começa nesta terça (26/11) a 1ª Conferência Distrital de Segurança Pública
Em sua apresentação, a colunista falou sobre a importância da formação ética aos profissionais da imprensa na cobertura de assuntos relacionados à segurança da população, a missão de questionar gestores e repassar, com responsabilidade, fatos à sociedade. “Essa integração dos braços da comunicação e da SSP juntos aos veículos jornalísticos é uma ação estratégica fundamental para a prestação de serviços de forma transparente a população”, destacou.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
“A gente relata, sim, muitos crimes. Mas nós também temos como prioridade divulgar a atuação das forças de segurança e as elucidações de crimes”, lembrou Samanta Sallum. Na cobertura de casos de violência doméstica e feminicídio, a colunista salientou que, muito além de noticiar os crimes, o Correio Braziliense trabalha para divulgar os meios de ajuda disponíveis às vítimas.
Sallum também fez questão de destacar a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança. “É um projeto que, quando eu era editora de cidades, acompanhei muito de perto e que o Correio Braziliense sempre apoia.”
O evento
A CONFEDISP começou nesta terça-feira (26/11) e será finalizada na quinta-feira (28/11) após três dias de duração. Ao longo dos três dias, especialistas da área de segurança pública, representantes da sociedade civil, de entidades de classe e do poder público debatem diversos temas relacionados à segurança pública na capital do país.
A programação, que varia entre os três dias, conta com palestras sobre segurança integral e integralidade, acerca do Plano Distrital de Segurança Pública no contexto da Confedisp e promove, também, palestras aos delegados que atuam no DF, entre outros.