Moradores e frequentadores da Asa Norte decidiram criar um abaixo-assinado pedindo o aumento da segurança na região. O pedido ocorre diante do aumento de casos de assaltos, roubos e furtos, tanto de veículos quanto em residências.
O abaixo-assinado também pede a realização de mais abordagens e fiscalização durante o dia e a noite, principalmente durante as madrugadas dos fins de semana, e reforço na segurança das rodovias próximas à Asa Norte, devido à crescente incidência de assaltos e ações criminosas na região.
Os moradores solicitam, ainda, que sejam criadas ações estratégicas para reduzir situações de risco, como a abordagem de falsos moradores em situação de rua e a verificação de sua situação documental, com encaminhamento às políticas públicas adequadas, caso necessário.
Fabrício Augusto, 52 anos, foi quem decidiu criar a petição. Morador da quadra 712 Norte, ele considera que o local está um "caos". "Todos os dias temos muitas ocorrências e pouco policiamento. Estamos vivendo uma verdadeira calamidade na nossa segurança", afirma.
Até o momento, 360 pessoas assinaram. "Iremos usar essa assinaturas para levar pessoalmente aos governantes. Temos que fazer com que vejam o que está acontecendo", explicou. Fabrício ressalta que são necessárias mil assinaturas.
Os moradores da Asa Norte criaram um Grupo de Trabalho chamado Capital + Segura, onde debatem sobre medidas que devem ser tomadas no local. Até o momento, o grupo conta com 613 membros.
O Correio entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do DF e aguarda retorno.