CAPITAL S/A

DF é a 3ª maior concentração urbana no país; Plano Piloto tem 24 moradores na zona rural

No DF, 12 regiões administrativas, como Lago Sul, Cruzeiro, Guará, entre outras, não têm nenhum morador rural. No Plano Piloto, segundo o IBGE, 24 pessoas moram no campo

O CiCarne centraliza dados e informações sobre a produção de carne bovina no Brasil -  (crédito: Reprodução)
O CiCarne centraliza dados e informações sobre a produção de carne bovina no Brasil - (crédito: Reprodução)

Dados do Censo 2022 indicam que o Distrito Federal é a terceira unidade da Federação com a maior proporção de moradores em áreas urbanas. De cada 1 mil moradores na capital federal, 965 vivem na cidade — ou 96,5% do total. Fica atrás apenas de São Paulo (96,8%) e Rio de Janeiro (97,9%).

No DF, 12 regiões administrativas, como Lago Sul, Cruzeiro, Guará, entre outras, não têm nenhum morador rural. No Plano Piloto, segundo o IBGE, 24 pessoas moram no campo.

Entre as cidades com mais moradores na zona rural, em números absolutos, aparecem Planaltina (17.026), Paranoá (13.908), Jardim Botânico (12.285) e Brazlândia (12.049).

Proporcionalmente ao tamanho da população, Paranoá e Brazlândia apresentam os maiores percentuais de pessoas residindo em áreas rurais, com 21,8% e 21,7% do total da população de cada RA, respectivamente, seguidos por Fercal (16,7%) e Jardim Botânico (15,8%).

Comércio e serviços no feriado

Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra, celebrado amanhã, será feriado no Distrito Federal. De acordo com a Fecomércio-DF, no entanto, a maioria das empresas associadas está autorizada a funcionar normalmente.

As empresas ligadas à base do Sindivarejista-DF, ou seja, lojas de rua e shoppings, também estão autorizadas a funcionar, ficando a decisão final sobre o funcionamento a cargo dos proprietários do varejo ou da administração dos shoppings.

Da mesma forma, as empresas do Sindhobar-DF, Sindsuper-DF, Sindifeira-DF ou Sincofarma-DF, como restaurantes, bares, supermercados, feiras e drogarias, estão autorizadas a operar normalmente.

Entretanto, os trabalhadores vinculados ao Sindióptica-DF não poderão trabalhar, conforme norma vigente da categoria.

Empreendedorismo feminino

A Câmara Legislativa vai receber, na quinta-feira, o Women Development Summit (WDS), que chega à segunda edição em Brasília, promovendo o empreendedorismo feminino. O evento reunirá mulheres empreendedoras para compartilhar experiências, trocar ideias e se capacitar.

O WDS é uma iniciativa do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e conta com o apoio da deputada Paula Belmonte. As inscrições estão abertas no Sympla

Celebração na Câmara

A Câmara dos Deputados realizou, ontem, uma sessão solene para comemorar o Dia do Empreendedorismo, originalmente celebrado em 5 de outubro. A solenidade incluiu a exibição de vídeos institucionais sobre empreendedorismo no Brasil, destacando a importância econômica e social, e homenagens póstumas a Abílio Diniz, um ícone do empreendedorismo brasileiro.

A Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas é composta por mais de 180 deputados federais e 23 senadores.

Plataforma para pecuaristas

A Embrapa lançou uma nova plataforma on-line, o CiCarne (www.cicarne.com.br), que centraliza dados e informações sobre a produção de carne bovina no Brasil. A ferramenta, resultado de 10 anos de pesquisa, visa facilitar o acesso a dados relevantes para pecuaristas, tomadores de decisão e demais agentes da cadeia produtiva. A plataforma oferece painéis interativos sobre rebanhos, abates, exportações e outras informações importantes para o setor. Além disso, o CiCarne disponibilizará em breve dados sobre emissões de gases de efeito estufa e uso da terra na pecuária.

  • Sessão solene em homenagem ao Dia do Empreendedor, realizada nesta segunda, na Câmara dos Deputados
    Sessão solene em homenagem ao Dia do Empreendedor, realizada nesta segunda, na Câmara dos Deputados Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
  •  19/01/2024 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF - Estragos das chuvas em hortaliças, no DF. Núcleo Rural Taquara, em Planaltina-DF, Plantação de pimentão.
    Proporcionalmente ao tamanho da população, Paranoá e Brazlândia apresentam os maiores percentuais de pessoas residindo em áreas rurais Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
postado em 19/11/2024 04:00
x