Brasília celebra o Dia da Consciência Negra com três dias de festival. O evento começa hoje e segue até quarta-feira, data do feriado, na Torre de TV. A programação é diversificada, incluindo shows de artistas como Ellen Oléria, Seu Jorge, Olodum, Vanessa da Mata e Raça Negra. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo Sympla.
Além das apresentações musicais, o Festival Consciência Negra 2024 terá palestras com personalidades como MV Bill, uma feira de moda afro, com itens de artesãos e estilistas negros, e gastronomia típica preparada por comunidades quilombolas. Para as crianças, o evento terá peças teatrais, contação de histórias, brinquedos infláveis e aulas de capoeira e hip-hop. As escolas públicas do DF também participarão com oficinas de dança e atividades culturais.
O festival é promovido pelas secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), com apoio da Associação de Educação, Cultura e Economia Criativa (Aecec), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Ministério do Turismo. O investimento de R$ 6 milhões também busca fortalecer o afroempreendedorismo. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Ipedf), cerca de 58% da população do DF se autodeclara negra.
Beleza que representa
Parte da celebração da data, a 20ª edição do Desfile Beleza Negra (DBN) será realizada na quarta, às 17h20. O evento, reconhecido como uma das principais plataformas de moda e cultura afro-brasileira do país, traz, agora, o tema "Afrofuturismo", com o objetivo de homenagear as raízes da cultura negra e projetar um futuro inovador para a estética e expressão cultural afro-brasileira.
Com acesso livre, o DBN conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Correio Braziliense. Segundo os realizadores, Dai Schmidt e Jorge Guerreiro, o DBN vai além de um simples desfile de moda: é um movimento cultural que, há quase duas décadas, fortalece a cena artística e valoriza talentos tanto locais quanto nacionais.
O evento contará com a participação de mais de 50 modelos pretos e pardos e uma coleção assinada por marcas de destaque, como Dona Olga, Balaio Acervo, Loud, Purple Acervo e Estilo África.
A intenção do Desfile Beleza Negra, segundo a organização, é que cada peça reflita a riqueza da estética africana, combinada com a inovação da moda contemporânea, proporcionando ao público uma experiência visual que conecta ancestralidade e modernidade.
Festival Consciência Negra 2024 — Confira a programação
Hoje,
18 de novembro
9h — Abertura
10h — Palestra com MV Bill
12h — DJ HOOL Ramos
14h — Visita escolar guiada
14h40 — Oficina de dança Mãe África
17h — Show Afoxé Ogum Pá
18h — Filhos de Dona Maria
19h — Show Patakori Folha Seca
20h — Ellen Oléria
21h30 — Marcelo Falcão
23h — Nação Zumbi
Amanhã,
19 de novembro
9h — Visita escolar guiada
9h40 — Oficina de breaking dance
12h — DJ Alhoca
14h — Visita escolar guiada - Bianca Tur Negro
14h40 — Oficina de DJ com Arte Urbana - Fab Gril
16h — Desfile da Beleza Negra
17h — Nego De
18h — Laady B
19h — Julia Moreno
19h30 — Dhi Ribeiro
22h — Raça Negra
0h — Seu Jorge
Quarta-feira,
20 de novembro
(Dia da Consciência
Negra)
10h — Visitação aberta
10h — Encontro de B-Boys
12h30 — Cirurgia Moral
13h30 — DJ Odara
14h — Francisco Pessanha
15h — Tropa de Elite
16h — Roda de capoeira
17h — Show Marvin
18h — Olodum
19h30 — Vanessa da Mata
21h — Tribo da Periferia