Clima

Chuvas no DF acima do previsto para primeira quinzena de novembro

Volume está elevado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que prevê fortes precipitações neste sábado (16/11)

Estão previstas, para o dia, nuvens carregadas e possíveis pancadas de chuva e trovoadas na região -  (crédito: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press)
x
Estão previstas, para o dia, nuvens carregadas e possíveis pancadas de chuva e trovoadas na região - (crédito: Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press)

O volume de chuvas, no DF, 15 dias antes do fim de novembro, ultrapassou o índice esperado para o mês. Até a manhã desta sexta-feira (15/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia registrado um total de 263 mm de precipitações na região, acima dos 261,5 previstos para a quinzena. 

No mesmo dia, o Inmet publicou em seu site dois avisos com informações pluviométricas que incluíam a manhã de hoje. O primeiro comunicado — com alerta amarelo — indicava chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (com velocidades entre 40 e 60 km/h). A situação, de acordo com o órgão, porém. apontava baixos riscos de cortes na rede elétrica assim com poucas ameaças de quedas de galhos de árvores, de alagamentos e de raios.

A segunda mensagem do instituto, entretanto, mudava o cenário: chuvas com maior intensidade — entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia — acompanhadas de ventos fortes (60 a 100 km/h), inundações e descargas elétricas em maior quantidade.

"Choveu bem em outubro e está chovendo bem, também, em novembro. Claro que a chuva pode atrapalhar algumas programações do dia a dia, mas ela reabastece o lençol freático e repõe rios e reservatórios. Dá um alívio a nós, que viemos de uma seca de cinco meses, em que estavamos preocupados com um possível racionamento. E ajudou a reduzir o preço da energia, que ficou cara por haver menos precipitações, prejudicando as hidroelétricas", explicou Olívio Bahia, meteorologista do Inmet.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Ele acrescentou que os brasilienses terão mais aguaceiros no final do ano: "Dezembro é, climaticamente, o nosso segundo mês mais chuvoso. A média fica em torno de 241.1 mm."

Para este sábado (16/11), a temperatura mínima deverá ser 18ºC e a máxima, 25ºC. O céu ficará encoberto, com nuvens carregadas que poderão trazer pancadas de chuva e trovoadas.

postado em 16/11/2024 06:00