A chuva cai forte em vários pontos do Distrito Federal, na tarde desta quarta-feira (13/11). Até às 15h30, era possível observar que chovia em todas as regiões cortadas pela EPTG.
Locais como o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Guará, Águas Claras e Taguatinga estavam encobertos pelas nuvens, com chuva forte.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Apesar disso, o trânsito seguia na tranquilo EPTG. Mesmo assim, alguns cuidados devem ser tomados na hora conduzir um veículo durante a chuva. As orientações para prevenir acidentes, de acordo com o Departamento de Trânsito (Detran-DF), são: reduzir a velocidade, aumentar a distância de seguimento e conferir o estado dos pneus.
Leia também: Operação mira gangue de traficantes que comandava o tráfico no Plano Piloto
A autarquia também recomenda que os condutores mantenham a aceleração contínua, em primeira marcha, para atravessar poças d’água e, em áreas alagadas, deve-se aguardar o nível da água baixar. Outro cuidado importante é com os pneus, observando o TWI – índice de desgaste da banda de rodagem.
Alerta
O Inmet emitiu alerta laranja para chuvas intensas que devem atingir a região nos próximos dias. Segundo o aviso, o volume de chuvas poderá variar entre 50 e 100mm/dia, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Essas condições podem trazer riscos significativos para a população, incluindo possibilidade de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Leia também: Mais de 1 milhão de consumidores concorrem hoje no sorteio do programa Nota Legal
O instituto orienta que, em casos de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e os carros não devem estacionar próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que têm maior risco de queda. Além disso, é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível, como forma de prevenir danos por descargas atmosféricas.