Luiz Fellipe Alves*
A ativista Maria da Penha receberá uma exposição em homenagem à sua história com o tema Movimento cultural em homenagem à ativista Maria da Penha Maia e à luta por uma vida livre de violências para todas as mulheres. A mostra será lançada na próxima quinta-feira (14/11), às 14h.
A iniciativa é da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e contará com diversos trabalhos selecionados por edital. A mostra visa contribuir com a ação 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, realizada anualmente em 150 países. Entre as peças selecionadas estão artes plásticas e literatura.
Em setembro de 2023, a Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT foi criada como resposta ao aumento do número de assassinatos de mulheres no Distrito Federal. Atualmente, é presidida pela promotora de Justiça Fabiana Costa e conta com diversas iniciativas para conscientização e enfrentamento do problema.
Entre as ações promovidas pela comissão, estão as sessões de debate entre membros e servidores do MPDFT. Os encontros são intitulados como Feminicídio em Debate e discutem estratégias de enfrentamento à onda de crimes contra mulheres. Uma das campanhas realizadas foi Violência contra a mulher não é normal, em parceria com a banda de rap Tribo da Periferia, lançada em maio deste ano.
Serviço:
Exposição Ânima
Local: Espaço Memória - Sede do MPDFT
Data: 14 de novembro a 28 de fevereiro
Estreia: 14 de novembro às 14h
Entrada franca
Canais de denúncia:
Em caso de violência e situação de risco iminente LIGUE 190 – Polícia Militar ou dirija-se à delegacia de polícia mais próxima ou à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher
Para dúvidas e atendimento: Ligue 127 – Ouvidoria das Mulheres
Com informações do MPDFT
*Estagiário sob supervisão de Eduardo Pinho