Homenagem

MPDFT homenageia Maria da Penha com exposição Ânima

A mostra será lançada em 14 de novembro, com obras de artes plásticas e literatura, e visa contribuir com a ação 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, realizada anualmente em 150 países

As obras ficarão expostas no espaço Memória, na sede do MPDFT, até 28 de fevereiro. -  (crédito: Reprodução)
As obras ficarão expostas no espaço Memória, na sede do MPDFT, até 28 de fevereiro. - (crédito: Reprodução)

Luiz Fellipe Alves*

A ativista Maria da Penha receberá uma exposição em homenagem à sua história com o tema Movimento cultural em homenagem à ativista Maria da Penha Maia e à luta por uma vida livre de violências para todas as mulheres. A mostra será lançada na próxima quinta-feira (14/11), às 14h.

A iniciativa é da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e contará com diversos trabalhos selecionados por edital. A mostra visa contribuir com a ação 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, realizada anualmente em 150 países. Entre as peças selecionadas estão artes plásticas e literatura.

Em setembro de 2023, a Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT foi criada como resposta ao aumento do número de assassinatos de mulheres no Distrito Federal. Atualmente, é presidida pela promotora de Justiça Fabiana Costa e conta com diversas iniciativas para conscientização e enfrentamento do problema.

Entre as ações promovidas pela comissão, estão as sessões de debate entre membros e servidores do MPDFT. Os encontros são intitulados como Feminicídio em Debate e discutem estratégias de enfrentamento à onda de crimes contra mulheres. Uma das campanhas realizadas foi Violência contra a mulher não é normal, em parceria com a banda de rap Tribo da Periferia, lançada em maio deste ano.

Serviço:

Exposição Ânima
Local: Espaço Memória - Sede do MPDFT
Data: 14 de novembro a 28 de fevereiro
Estreia: 14 de novembro às 14h
Entrada franca


Canais de denúncia:
Em caso de violência e situação de risco iminente LIGUE 190 – Polícia Militar ou dirija-se à delegacia de polícia mais próxima ou à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher

Para dúvidas e atendimento: Ligue 127 – Ouvidoria das Mulheres

Com informações do MPDFT


*Estagiário sob supervisão de Eduardo Pinho


postado em 08/11/2024 18:16
x