Educação

Samambaia é citada no Enem em questão sobre memes que espalham fake news

O texto aborda os memes que propagam fake news. A professora de portugês desenvolveu um projeto para aprimorar a leitura e análise crítica de forma lúdica

Questão do Enem citou projeto de professora de Samambaia -  (crédito: Reprodução)
Questão do Enem citou projeto de professora de Samambaia - (crédito: Reprodução)

Uma professora de português de Samambaia desenvolveu um projeto que foi tema de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado na tarde deste domingo (3/11). Ela usou memes como ferramenta para aguçar e estimular a leitura e a análise crítica dos alunos do ensino fundamental, pois percebeu que alguns desses posts propagavam desinformações.

O título do texto foi Memes e fake news: o impacto na educação das crianças. Segundo a professora, memes do WhatsApp, usados por ela no projeto, passaram a ser discutidos em sala, desenvolvendo uma percepção questionadora e analítica nos estudantes sobre as publicações. “O que era engraçado passou a ser visto com outros olhos”, afirmou a docente no texto da questão do Enem. 

Questão do Enem citou projeto de professora de Samambaia
Questão do Enem citou projeto de professora de Samambaia (foto: Reprodução)

Por fim, a autora do texto reitera que a checagem de informações e interpretação de texto na era das notícias falsas, manipulação e memes são vantajosas para o desenvolvimento dos estudantes. 

A reportagem do Correio tentou identificar a escola e o nome da professora, contatando a Secretaria de Educação. O órgão está apurando as informações com o Ministério da Educação (MEC)

Estagiário sob a supervisão de Eduardo Pinho 

postado em 04/11/2024 20:42 / atualizado em 04/11/2024 21:10
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