evento

Guerra na Ucrânia: força-tarefa global faz intervenção artística na capital

Ação integra as atividades no Brasil desenvolvidas pela Bring Kids Back Ucrânia, criada para tentar resgatar as crianças ucranianas. Seminário em Brasília nesta quarta-feira (6/11) reunirá o palestrante internacional e convidados

Força-tarefa global realiza intervenção artística em Brasília para chamar a atenção para o sequestro e deportação de crianças durante conflito de guerra na Ucrânia -  (crédito: Eduardo François/80 Filmes)
Força-tarefa global realiza intervenção artística em Brasília para chamar a atenção para o sequestro e deportação de crianças durante conflito de guerra na Ucrânia - (crédito: Eduardo François/80 Filmes)

Durante três dias, a partir desta segunda-feira (4/11), a população de Brasília será surpreendida com intervenção artística em lugares de alta circulação de pessoas. A ação no estilo “flash mob” que chamar a atenção para a causa humanitária de crianças que estão sendo sequestradas e deportadas pelas forças russas durante a invasão da Ucrânia. Ao final, o público será convidado a assinar a petição global que apoia o resgate dessas crianças, organizado pela força-tarefa global Bring Kids Back Ucrânia (“Tragam as crianças de volta à Ucrânia”, em tradução livre).

Evento internacional debate sobre direitos humanos em tempo de guerra

A ação integra uma série de atividades no Brasil para dar visibilidade a essa causa, a exemplo do seminário internacional aberto ao público e gratuito, “Direitos Humanos de Crianças e Jovens em Situação de Guerra”, que acontece nesta quarta-feira (6/11), a partir das 08h30, na Unidade Asa Sul da Casa Thomas Jefferson.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo link. Haverá a emissão de certificado aos participantes.


Conforme atestado por organismos humanitários internacionais e observadores independentes, quase 20 mil crianças ucranianas já foram sequestradas e deportadas à força para a Rússia durante as sucessivas invasões do território ucraniano nos últimos anos. Uma vez levadas ilegalmente para território russo, passam por nova violência ao terem sua identidade e cultura descaracterizadas. Muitas delas possuem familiares na Ucrânia, mas assim mesmo são colocadas para adoção.


A Bring Kids Back UA é uma força-tarefa criada para tentar trazer as crianças sequestradas pela Rússia e deportadas à força durante as sucessivas invasões à Ucrânia de volta para suas famílias. Ela une os esforços do governo ucraniano, países parceiros e organizações humanitárias internacionais. É viabilizada pelo Partnership Fund for a Resilient Ukraine (PFRU), um fundo global com múltiplos países doadores, incluindo Canadá, Estônia, Finlândia, Holanda, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Até o momento, cerca de 388 crianças foram resgatadas com sucesso.

Evento internacional em Brasília

Nesta quarta-feira (6/11), a partir das 08h30, na Unidade Asa Sul da Casa Thomas Jefferson, acontece o seminário internacional “Direitos Humanos de Crianças e Jovens em Situação de Guerra”. Com entrada gratuita e aberto ao público em geral, o evento contará com a presença de representantes da força-tarefa Bring Kids Back UA e convidados especialistas em direitos humanos, direito internacional e relações internacionais, além de organizações da sociedade civil. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo link https://bit.ly/seminarioBSB . Haverá a emissão de certificado aos participantes.

O seminário internacional contará com a palestra de Dmytro Lubinets, Comissário para os Direitos Humanos do Parlamento Ucraniano. Integrante da ação humanitária global Bring Kids Back UA (“Tragam as crianças de volta à Ucrânia”, em tradução livre), Lubinets trará ao público as informações mais recentes sobre o sequestro e deportação forçada de crianças pelas forças russas e sobre as ações de resgate.

Com mediação do jornalista Clébio Cavagnolle, a apresentação será seguida por mesa redonda com convidados. Já estão confirmadas as presenças da advogada e ativista social Adriana Mangabeira, da advogada e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da OAB/DF, Márcia Tranquillini, e do especialista em relações internacionais Ricardo Seitenfus, autor de mais de 40 livros e que foi representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Haiti e na Nicarágua.

Serviço – Intervenção artística

04 de novembro – 13h – Setor Bancário Sul

05 de novembro – 12h30 – Setor Comercial Sul – Praça Zumbi dos Palmares

06 de novembro – 14h00 – Plataforma Superior da Rodoviária


Seminário Internacional “Direitos Humanos de Crianças e Jovens em Situação de Guerra”

Quando: 6 de novembro de 2024, a partir das 8h30.

Onde: Auditório da Casa Thomas Jefferson (unidade Asa Sul)

Inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo link 

Observações: Haverá serviço de tradução simultânea inglês/português e o local conta com estacionamento fácil gratuito, além de recursos de acessibilidade. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Haverá a emissão de certificado aos participantes.

postado em 04/11/2024 18:02
x