Dia de Finados

Mais de 600 mil devem visitar cemitérios do DF no Dia de Finados

Estimativa é da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável pela concessão das seis unidades do Distrito Federal. Trânsito será controlado e transporte e segurança terão reforço para atender à demanda

Romilson Rodrigues e Francisca Sebastião Castro adiantaram a visita ao cemitério para evitar o tumulto -  (crédito:  Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
Romilson Rodrigues e Francisca Sebastião Castro adiantaram a visita ao cemitério para evitar o tumulto - (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

O movimento será intenso hoje nos cemitérios do Distrito Federal por causa do Dia de Finados. A expectativa é de que mais de 600 mil pessoas homenageiem seus mortos nos seis cemitérios do DF, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável pela concessão das unidades.

Por isso, o transporte público será reforçado e o trânsito nas imediações dos locais de maior movimento será controlado. A Sejus-DF disponibilizará atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria em tendas ao lado das administrações dos cemitérios.

Algumas pessoas optaram por visitar seus mortos na sexta-feira (1º/03) para driblar o alto movimento do feriado. Foi o caso de Francisca Sebastião Costa, 54, e Romilson Rodrigues, 40, que foram ao Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul homenagear familiares falecidos e matar a saudade. Francisca disse que há alguns anos não prestavam as homenagens no Dia de Finados, mas Romilson completou que a falta que sentem das pessoas que perderam foi a motivação para sairem de casa neste ano.

“Viemos visitar meu pai, minha mãe, minha irmã e meu irmão. Há tempo não vínhamos. Estamos colocando uma florzinha e vendo como está, se não tem buracos, se não tem alguma coisa quebrada. Ouvi dizer que tem acontecido de o povo quebrar e abrir as covas. A gente aproveitou que era no caminho para casa e aí já viemos logo, porque amanhã acho que vai ser mais cheio”, disse Francisca. 

O estado das covas também foi criticado por Sirene Borges, de 79 anos, que levou a filha Jurema, 52, para visitar os túmulos de parentes. Ela levou flores para enfeitar os túmulos, que descreveu como descuidados, e exaltou a importância do feriado, relatando a emoção que sente quando vai ao cemitério. 

“Viemos visitar minha mãe, dois irmãos, um padrasto, meu marido, um filho e uma neta. A gente sempre vem fazer uma oração, pedir que eles descansem em paz e visitá-los. Viemos chorar também, nos emocionar, porque a gente sempre se emociona mesmo. Precisamos manter na memória os que já se foram. Temos que lembrar sempre das coisas boas”, afirma a senhora. 

 01/11/2024 Crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press. Cidades. Dia de Finados. Na foto, Jurema Borges e Sirene Borges (cabelo vermelho).
Sirene Borges e a filha Jurema foram visitar parentes falecidos e rezar para que descansem em paz (foto: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

Trânsito

No Campo da Esperança da Asa Sul, a entrada para pedestres será pelo portão principal ou pelo acesso em frente ao estacionamento 6 do Parque da Cidade. A rotatória em frente ao cemitério será fechada, e a W5 Sul funcionará em sentido único. Motoristas da Estrada Parque Polícia Militar (EPPM) devem retornar no viaduto da W3 Sul, pois o acesso à W5 Sul estará bloqueado. Pessoas com deficiência e idosos terão prioridade no estacionamento em frente ao cemitério.

Nos cemitérios de Brazlândia, Planaltina, Sobradinho II e Taguatinga, haverá reforço na segurança e controle de tráfego. Em Brazlândia, cones serão usados para evitar estacionamento irregular. Em Sobradinho II e Planaltina, áreas serão reservadas para deficientes e idosos e em Taguatinga, o estacionamento ficará reservado para embarque e desembarque, com agentes de trânsito auxiliando. 

     Leia também:

Metrô-DF informa que funcionará das 7h às 19h hoje, horário padrão para domingos e feriados. A frota de ônibus das cinco empresas locais que passam pelos seis cemitérios do DF estarão reforçadas com mais veículos durante o feriado. 

A Sejus-DF também disponibilizará vans para circulação interna nos cemitérios da Asa Sul, do Gama, de Taguatinga e de Sobradinho.

Segurança

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçará a segurança em pontos fixos a partir das 6h, enquanto viaturas do Corpo de Bombeiros estarão nos estacionamentos dos cemitérios para casos de atendimento emergencial.

A PMDF recomenda aos visitantes para não deixarem objetos no interior dos veículos e estarem atentos aos pertences, principalmente ao celular. Também é importante estacionar em locais permitidos e conferir se o veículo está devidamente trancado.

*Estagiário sob supervisão de Eduardo Pinho 

 

Cemitérios

*A Unidades do DF vão funcionar das 7h às 19h

• Campo da Esperança – 916 Sul, Plano Piloto

• São Francisco de Assis – SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte

• Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste

• Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II

• Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério

• Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério.

 

Missas

Asa Sul  

8h; 10h; 12h30 (celebração transmitida pela Canção Nova Nacional – Cardeal Dom Paulo Cezar Costa); 14h; 15h30, 17h.

Taguatinga

8h (Dom Denilson Geraldo); 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; 17h.

Gama

8h; 9h30 (Dom Vicente Tavares); 11h; 12h30; 14h; 15h30; 17h.

Sobradinho

8h; 9h30; 11h; 12h30; 14h; 15h30; 16h30.

Planaltina

8h; 9h30 (Cardeal Dom Paulo Cezar Costa); 11h; 12h30; 14h; 15h30; 17h.

Brazlândia

7h; 9h; 11h (Dom Denilson Geraldo); 15h; 17h.

  •  01/11/2024 Crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press. Cidades. Dia de Finados.
    01/11/2024 Crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press. Cidades. Dia de Finados. Foto: Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Sirene Borges e a filha Jurema foram visitar parentes falecidos e rezar para que descansem em paz
    Sirene Borges e a filha Jurema foram visitar parentes falecidos e rezar para que descansem em paz Foto: Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Alta movimentação é esperada ao redor dos cemitérios do DF, que devem receber até 600 mil visitantes no feriado
    Alta movimentação é esperada ao redor dos cemitérios do DF, que devem receber até 600 mil visitantes no feriado Foto: Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Cemitério Campo da Esperança se prepara para receber movimento no alto no Dia de Finados
    Cemitério Campo da Esperança se prepara para receber movimento no alto no Dia de Finados Foto: Kayo Magalhães/CB/D.A Press
postado em 02/11/2024 06:00
x