A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, lamentou a morte de Vladimir Carvalho, ícone do cinema de Brasília, que faleceu na manhã desta quinta-feira (24/10), devido a complicações de um infarto.
Márcia Abrahão afirmou que tanto ela quanto a instituição receberam a notícia com muita tristeza. “Ele era professor emérito da universidade e um dos fundadores do curso de cinema”, lembrou.
Segundo a reitora da UnB, Vladimir Carvalho deixa um grande legado. “Não só da sua produção cinematográfica, mas de seu olhar crítico sobre a ditadura militar, sendo um dos que resistiram àquele momento de muitas dificuldades para a UnB”, recordou.
Para ela, o cineasta será lembrado “como um grande defensor da democracia, do cinema brasileiro e da nossa universidade”.
Vladimir Carvalho morreu na manhã desta quinta-feira (24/10). O cineasta de 89 anos sofreu um infarto em 5 de outubro e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Santa Helena, onde foi entubado.
Ele chegou a ser extubado e estava consciente, fazendo hemodiálise e com a perspectiva de sair da UTI em breve, mas o sistema renal parou de funcionar. O velório deve ser realizado no Cine Brasília, nesta sexta-feira (25/10). O horário ainda não foi definido.