O governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou uma carta ao Papa Francisco, convidando o pontífice a visitar a capital federal em 2025, para as comemorações da Igreja Católica no Distrito Federal.
O arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, se reunirá com o Papa Francisco nesse mês, no Vaticano, onde entregará, além da carta do governador, correspondências do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dele próprio. O chefe do Executivo local também tem uma viagem marcada para a Itália, onde cumprirá uma série de compromissos e, possivelmente, um encontro com o líder máximo da Igreja Católica.
“O convite da visita já foi entregue por dom Paulo. Em novembro, eu mesmo estarei lá e, se tiver a oportunidade de encontrá-lo, reforçarei o pedido”, afirmou Ibaneis ao Correio.
Na tarde deste sábado (12/10), a vice-governadora Celina Leão (PP) participou da celebração em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios. Durante o evento, destacou o trabalho do Palácio do Buriti na regularização de templos religiosos na capital federal.
“O segmento religioso reconhece especialmente a regularização dos templos e a entrega de novos lotes para a construção de igrejas. Embora sejamos um país laico, as pessoas têm liberdade para escolher sua fé, e o Brasil, sendo majoritariamente cristão, realiza essa regularização com muito orgulho”, declarou. Celina também ressaltou a importância da diversidade religiosa na cidade. “Brasília, como capital da República, é um espaço onde todos têm a liberdade de cultuar sua fé”, completou.
Convite
Ao Podcast do Correio, o pároco da Catedral de Brasília, Agenor Vieira, informou que o convite já está com a equipe responsável pelas viagens do Papa. “A carta já está na Secretaria de Estado, que cuida das viagens do pontífice. Estamos na expectativa de saber se ele terá condições de vir a Brasília para atender ao pedido da arquidiocese, do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Governo Federal. Consideramos tanto a saúde do Papa quanto o ano jubilar em Roma, mas sabemos que em julho há um período de férias no Vaticano, então aguardamos com esperança”, disse o pároco.
Para as jornalistas Jaqueline Fonseca e Mila Ferreira, o padre Agenor destacou que, na crença católica, a visita do Papa a um país é um momento de renovação da fé em Cristo. A Arquidiocese de Brasília completa 65 anos em 2025. “O Papa é como Pedro. Jesus disse a Pedro: ‘apascente minhas ovelhas’, e é isso que o Papa faz. Quando ele visita um país, ele fortalece a fé dos católicos em Jesus”, explicou. O pároco também lembrou dos aspectos políticos de uma visita papal. “O pontífice é um chefe de Estado. Quando ele vem, tem uma mensagem dirigida ao governo, e normalmente essa fala ocorre assim que chega ao país, seja no aeroporto ou na primeira oportunidade de cumprimentar o chefe da nação”, concluiu.
A última visita de Papa Francisco ao Brasil foi em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. Na ocasião, o pontífice também visitou o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, no dia 24 de julho. Francisco completará 88 anos em dezembro.
Saiba Mais
-
Cidades DF Obituário: 53 funerais no DF e Entorno neste sábado; veja lista
-
Cidades DF Fé e devoção: multidão celebra Nossa Senhora Aparecida na Esplanada
-
Cidades DF Soldado que morreu após queda de árvore no DF tinha 19 anos e deixa filho bebê
-
Cidades DF UBS 2 do Areal realiza evento de conscientização do Outubro Rosa