previsão do tempo

DF está sob alerta amarelo para chuvas intensas; confira cuidados

No quadradinho, o sol aparece tímido e o céu deve permanecer com nuvens carregadas. A condição continua no fim de semana. Tendência é que chuvas aumentem até o início de novembro

Bom dia, brasiliense! Depois de meses ignorando o casaco e o guarda-chuva, é hora de renovar o look e se proteger os temporais. Isso porque, nesta quinta-feira (10/10), o Distrito Federal está sob alerta amarelo de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia amanheceu, inclusive, com a sensação térmica dois graus abaixo da temperatura mínima registrada — 19,5ºC, às 7h, no Plano Piloto, por exemplo. 

O sol aparece tímido, visto que hoje o protagonismo fica por conta das nuvens carregadas, que deixam o céu cinza e melancólico. Também há previsão de trovoadas e ventanias. A condição permanece no fim de semana, e a tendência é que a quantidade de chuvas aumente de forma considerável até o início de novembro. 

Com mínima de 18°C registrada no Paranoá e máxima de 30°C esperada para a tarde, o Inmet informou que o calor vivenciado nos últimos dias não deve apresentar-se com tanta intensidade. A umidade deve variar entre 100% e 40%. No Plano Piloto, a mínima foi de 18,5°C e deve bater os 29°C; já a umidade fica entre 95% e 40%. 

Recomendações 

Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) recomenda que não se utilize equipamentos elétricos, evite tomar banho durante as pancadas de chuva, não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica, evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia, mantenha-se sempre calçado e, antes da tempestade, desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas

Na rua, também valem alguns cuidados, como procurar abrigo, não se expor à chuva, não ficar embaixo de árvores e evitar locais próximos à rede elétrica. Uma dica é manter-se no interior do carro, um local isolado e seguro. Interessados em receber alertas das condições meteorológicas, emitidos pela subsecretaria, precisam apenas enviar o CEP, por SMS, ao número 40199.
Para os motoristas, o conselho, em casos de tempestades, são: redobrar a atenção, reduzir a velocidade, aumentar a distância de seguimento e conferir o estado dos pneus. Checar o funcionamento do limpador de para-brisa e as condições da borracha também são medidas essenciais. Sob chuva forte, é recomendado o uso do farol baixo, pois a luz alta reflete nas gotas de água e prejudica a visibilidade, além de não iluminar o caminho como deveria e ainda atrapalhar a visão de outros usuários da via.

Mais Lidas