Eleições

Eleições: 'irmã' de Brasília em Minas Gerais reelege prefeito; entenda

O município, que já se chamou apenas Brasília, cedeu o nome à futura capital na década de 1960. O acordo foi firmado entre o presidente JK e o então prefeito do munícipio

O município de Brasília de Minas (MG), localizado a 480 km de Brasília (DF), reelegeu o prefeito Dr. Marcos Vinícius (União) para os próximos quatro anos. O candidato obteve 48,74% dos votos válidos, o equivalente a 9.598 dos 19.693 apurados.

Marcos Vinícius venceu o Professor Geélison (MDB), que alcançou 7.046 votos (35,78%), Lucas Fantoni (PP), com 2.640 (13,41%), e Eduardo Gaia (Solidariedade), que obteve 409 votos (2,08%).

O município, que já se chamou apenas Brasília, cedeu o nome à futura capital do país quando esta foi transferida para o Planalto Central. O acordo foi firmado entre o então presidente Juscelino Kubitschek e o prefeito da cidade à época, Dr. Cassino.

Para preservar parte de sua identidade, a cidade, em 1962, por meio de uma lei, acrescentou “de Minas” ao seu nome, passando a ser oficialmente conhecida como Brasília de Minas ou, popularmente, “Brasilinha”.

Um dos termos do acordo previa a construção de uma estrada ligando Brasília de Minas à nova capital federal. No entanto, a obra nunca foi realizada.

Eleições 2024

O primeiro turno das eleições de 2024 se encerrou às 17h deste domingo (6/10), quando teve início a apuração dos resultados da votação nos mais de 5 mil municípios brasileiros. Os votos são computados e divulgados em tempo real pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e você acompanha também, ao vivo, aqui no site do Correio e nas redes sociais do jornal, com comentários ao vivo de especialistas no estúdio da TV Brasília.

Assista aos comentários ao vivo:

Mais Lidas